Dia Mundial da Água, 22 de março de 2010. Ontem, segunda-feira, os friburguenses viram passar a última data internacional sem ter em funcionamento a sua Estação de Tratamento de Esgoto, sonho de décadas da população. Na mesma data, em 2011, a cidade já estará comemorando o funcionamento de duas ETEs, com capacidade de atendimento de aproximadamente metade de Nova Friburgo. De forma simbólica, o prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC) esteve visitando a obra da primeira ETE, a convite da concessionária Águas de Nova Friburgo. Os trabalhos começaram no final do ano e serão inaugurados em maio, mês de aniversário do município.
“Será um belo presente para Nova Friburgo”, avaliou o chefe do Executivo municipal que percorreu a ETE Olaria (no antigo prédio da Frimeta, ao lado do Country Clube). Ele esteve acompanhado do superintendente da Águas de Nova Friburgo, engenheiro Alexandre Bianquini, do diretor de concessões da Águas do Brasil, Carlos Henrique de Cruz Lima, e também do engenheiro Angelo Barros, responsável pela tecnologia inovadora a ser utilizada na ETE. Além do tratamento do esgoto de cerca de 50 mil friburguenses, a tecnologia da primeira ETE tem outras vantagens adicionais significativas: não emitirá cheiro e barulho, através da utilização do sistema de biorreatores móveis.
As chuvas das últimas semanas atrapalharam um pouco alguns serviços essenciais de concretagem na ETE Olaria. Entretanto, durante a visita ontem, o superintendente da Águas de Nova Friburgo garantiu que o cronograma está mantido e a inauguração acontecerá na segunda quinzena de maio. Alexandre Bianquini deu outra boa notícia ao prefeito e à imprensa presente: a segunda ETE, que atenderá o centro da cidade e a região de Duas Pedras, terá suas obras iniciadas em julho e sua inauguração será “um verdadeiro e concreto presente de Natal”, afirmou o engenheiro. “A Águas de Nova Friburgo e o governo municipal reforçam o compromisso de transformar, em quatro anos, a cidade em referência nacional no que se refere ao saneamento básico. Isso representará mais qualidade de vida da população”, destacou Bianchini.
Responsável pela concessão há um ano e dois meses, a Águas de Nova Friburgo prevê investimentos de R$ 80 milhões até dezembro de 2012, quando o município já estará sendo atendido por seis estações de eratamento de esgoto.
Deixe o seu comentário