Um grupo de 11 alemães visitou Nova Friburgo de quinta-feira, 18, a domingo, 21. São voluntários, doadores e financiadores da Humédica Internacional, que tem sede na cidade de Kaufbeuren, na Alemanha. O objetivo da visita foi tomar conhecimento das atividades da Humédica no Brasil e efetuar trabalhos voluntários junto à comunidade de Campo do Coelho, onde funciona a sede da entidade em Nova Friburgo.
O ponto alto da visita se deu na manhã de sábado, 20, quando o grupo participou da cerimônia de hasteamento de bandeiras na Praça das Colônias, no Suspiro, com a presença de autoridades municipais e representantes das colônias radicadas no município. Foram executados os hinos de Nova Friburgo, Alemanha e Brasil. O prefeito Heródoto Bento de Mello hasteou o Pavilhão Nacional e a representante dos visitantes, Andréa Trautmann, a da Alemanha. A apresentação ficou a cargo do reverendo Armindo Müller, que fez a tradução dos discursos.
O diretor da Humédica Brasil, Wanderley Gabri Júnior, explicou que a vinda dos alemães foi agendada durante visitas anuais que os organizadores da Humédica Internacional fazem ao Brasil e por todo o mundo. São doadores, financiadores, médicos voluntários a fim de que conhecessem todas as atividades, como o apadrinhamento de famílias.
Em Nova Friburgo a entidade atende a 250 crianças e 50 famílias apadrinhadas, incluindo cesta básica, atendimentos odontológico, psicológico, médico e educacional e as crianças têm acesso às atividades na sede. Atualmente o apadrinhamento de famílias está sendo feito somente pelos alemães, porém, os brasileiros também podem participar dessa ação, bastando que visitem a sede (RJ-130, Estrada Nova Friburgo-Teresópolis, km 17, Campo do Coelho) ou telefonem para 2529-4283.
Na solenidade Wanderlei foi o primeiro a fazer seu pronunciamento, tendo se referido ao funcionamento da Humédica em Nova Friburgo e ao trabalho dos voluntários da entidade em todo o mundo, agradecendo o apoio que os visitantes têm dado à entidade no Brasil, beneficiando 250 crianças e 50 famílias.
Andréa Trautmann agradeceu a cordial recepção ao grupo, integrado, em sua maioria, por pessoas que fizeram sua primeira viagem ao Brasil. Falou da semelhança de Nova Friburgo com Kaufbeuren, com montanhas e clima ameno. Citou que a Humédica foi fundada em 1979 e, desde então, ajuda a eliminar ou amenizar a dor em todo o mundo, prestando auxílio humanitário em catástrofes através de médicos e enfermeiros onde se fazem necessários. Os recursos que permitem todo esse trabalho vêm de doações de voluntários.
Andrea anunciou a presença do presidente da Humédica Internacional em Nova Friburgo no próximo dia 30 e presenteou o prefeito Heródoto com uma jaqueta vermelha, símbolo da entidade, já conhecida em todo o mundo onde atuam seus voluntários.
Discursando em seguida, o prefeito falou da ligação social e econômica de Nova Friburgo com a Alemanha, da colonização e união dos alemães com os brasileiros, sua ajuda na construção de Nova Friburgo, a implantação das fábricas na cidade, o trabalho e a colaboração para amenizar a pobreza. Heródoto relatou aos visitantes que Nova Friburgo foi a primeira cidade do Brasil a receber uma Igreja Luterana, falou do bom relacionamento que tem com a Igreja Católica e finalizou afirmando: “Estamos cada dia mais próximos da Alemanha”.
Ao fim da cerimônia o vereador Edson Flávio entregou a cada um dos visitantes uma Moção de Congratulações da Câmara Municipal, requerida por ele, pelo trabalho desenvolvido pela entidade que representam em Nova Friburgo, através da sede instalada em Campo do Coelho há mais de 15 anos. Voluntário ali desde 1999, Edson Flávio tem observado o trabalho ali desenvolvido pelos alemães e anunciou que o presidente da Humédica Internacional será recebido na Câmara Municipal no próximo dia 30, quando apresentará um histórico da instituição em diversos países, tratando de vítimas de catástrofes, como no Haiti, Sudão, Cosovo, Sri Lanca, Índia e Chile, países da África, onde atendem a presos e vítimas da fome e das guerras.
No Brasil implantaram o projeto que funciona em Campo do Coelho, beneficiando famílias e crianças, incluindo reforço escolar, em turno diverso da escola regular, lanche, almoço, aulas de violão, teclado, bateria, teatro, pintura, informática (em sala com mais de 20 computadores), sala de jogos e atendimentos com profissionais de várias especialidades. Por tudo isso, durante a sessão da Câmara Municipal no dia 30, Edson Flávio anunciará a aprovação de projeto de sua autoria, tornando Kaufbeuren e Nova Friburgo cidades coirmãs.
Deixe o seu comentário