A noite do último domingo, 14, foi de revolta e indignação para os 90 mil consumidores de energia elétrica de Nova Friburgo, que sofreram cinco apagões consecutivos - entre as 19h40 e 20h45. Diante da quantidade imensa de ligações para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da concessionária Energisa, que atende ao município, o SAC foi retirado do ar até a virada da madrugada. Na manhã desta segunda-feira, 15, o superintendente da companhia de energia elétrica, engenheiro Amaury Damiance, disse que a causa dos apagões foi o excesso de descargas elétricas na linha de distribuição de energia, “de responsabilidade da Ampla”, acentuou.
Damiance disse que “o problema foi maior do que qualquer pessoa possa imaginar”, atingindo o sistema devido à forte tempestade e ventos. Ainda segundo ele, com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ocorreram 5.864 descargas atmosféricas no estado, entre 17h e 24h de domingo. “O problema não aconteceu em Friburgo, mas na linha de transmissão que abastece o município. Aqui apenas sofremos as lamentáveis consequências”, explicou ele. O efeito cascata provocado em Nova Friburgo, segundo ele, teria tido início numa subestação da Ampla, chamada Rocha Leão, nas proximidades do Sul Fluminense, considerada um importante ponto de redistribuição de energia do sistema nacional. Damiance acrescentou também que o excesso de descargas elétricas provocou o que se chama de “subtensão da linha”, atingindo a subestação do Alto das Braunes, também da Ampla, responsável por cerca de 85% da energia elétrica consumida no município.
O superintendente da Energisa disse ainda que “não tiro a razão das reclamações dos consumidores”, mas, como a geração de energia no município é muito pequena (as três usinas geram, no máximo, 7 Mw - ou 15% do consumo geral), Nova Friburgo acaba ficando muito dependente da linha de abastecimento da Ampla. Ele destacou que a concessionária está construindo três outras pequenas usinas na Região Centro-Norte fluminense e que, quando estiverem em atividade, em 2011, “haverá melhores condições para enfrentar situações como a ocorrida no último domingo”.
“O humor da natureza estava muito ruim no domingo. As descargas elétricas em excesso sobre as subestações e linhas de transmissão da Ampla no estado deixaram a tensão fraca, o que provocou os apagões em sequência em Friburgo”, frisou Damiance.
Deixe o seu comentário