Novo bispo da Diosece toma posse neste sábado

segunda-feira, 15 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Milhares de católicos dos 19 municípios da Diocese de Nova Friburgo e outros estados brasileiros estão sendo esperados neste sábado, 13, para a posse de d. Edney Gouvêa Mattoso, em substituição a d. Rafael Llano Cifuentes, que governou a Diocese desde junho de 2004.

Nomeado pelo papa Bento XVI em 20 de janeiro, o novo bispo é carioca, nasceu em 2 de fevereiro de 1957, foi ordenado sacerdote em 29 de agosto de 1987 pelo cardeal dom Eugênio de Araújo Sales, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, eleito bispo em 12 de janeiro de 2005, sagrado em 12 de março de 2005.

Aos 53 anos, d. Edney assume com a promessa de continuar o trabalho de seu antecessor, seguir com a reestruturação da Diocese e a construção da nova Catedral, já que o templo atual está pequeno face ao crescimento da Igreja Católica na Diocese.

A história de d. Edney como religioso começa logo após sua ordenação sacerdotal, quando se destacou por sua atuação na área de ensino religioso. O novo pastor dos católicos entrou para o seminário em 1984, já adulto, já era licenciado e bacharel em Ciências Biológicas e havia trabalhado durante oito anos no magistério. Recebeu de imediato a provisão para as paróquias de São Marcos (Barra da Tijuca) e São Pedro do Mar (Recreio). Nesse período exerceu os seguintes cargos: membro da Comissão Arquidiocesana de Liturgia; membro da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Vocacional; prefeito de disciplina do Seminário Arquidiocesano São José; vigário paroquial na Paróquia São Marcos (Barra da Tijuca); vigário paroquial na Paróquia São Pedro do Mar (Barra da Tijuca); chefe de gabinete (interino) do cardeal dom Eugênio de Araújo Sales; coordenador geral da linha 3 de evangelização e catequese; pároco da Paróquia São Marcos (Barra da Tijuca); pároco da Paróquia Imaculada Conceição (Recreio dos Bandeirantes); pároco da Paróquia São Pedro do Mar (Barra da Tijuca); pároco da Paróquia Nossa Senhora Estrela do Mar (Recreio que, após consulta popular da comunidade, recebeu o nome de Imaculada Conceição do Recreio).

O novo bispo ocupou ainda outros cargos, como membro do Conselho Presbiteral; membro do Colégio de Consultores, quando teve oportunidade de criar a Escola Mater Ecclesiae do Recreio; diretor do Departamento Arquidiocesano de Ensino Religioso do Rio de Janeiro; administrador paroquial de São Pedro do Mar, fazendo o translado da paróquia para o seu local definitivo, onde a comunidade paroquial se consolidou; vigário episcopal do Vicariato Oeste, com sede em Bangu, abrangendo a área de Anchieta a Sepetiba; pároco de Nossa Senhora da Conceição, em Realengo; cônego catedrático do cabido da Catedral do Arcebispado de São Sebastião do Rio de Janeiro.

BRASÃO

O brasão de d. Edney, no lado direito, tem os emblemas da família Mattoso, traduzindo como símbolos do verbo encarnado e redentor no campo vermelho a estrela de seis pontas. Na parte inferior, no campo azul, a flor de lis, que representa a Virgem Maria, cooperadora da redenção. No lado esquerdo do escudo, o emblema da família Gouvêa, os bezantes azuis, no campo de prata, simbolizam sete sacramentos, canais da graça da redenção e os dons do espírito. O listel com os dizeres Fiat voluntas Tua exprimem os desejos do bispo em realizar plenamente a vontade de Deus no seu apostolado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade