A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), representação Nova Friburgo, promoveu na última quarta-feira, 10, palestra sobre geopolítica, defesa, segurança nacional e inteligência estratégica para 56 alunos do curso de formação de soldados do 11º Batalhão de Polícia Militar. A palestra foi proferida pelo professor Ricardo Rodrigues da Silva, representante e coordenador do Curso de Planejamento Estratégico e membro do corpo de conferencista da Escola Superior de Guerra. A palestra foi acompanhada pelo comandante do corpo de alunos, capitão Mattos. Foram abordados temas como a importância do Brasil no cenário internacional, os interesses brasileiros voltados para salvaguarda de suas riquezas como o pré-sal, Amazônia Azul e Amazônia Legal. Os alunos tiveram noções de temas como níveis de segurança, defesa pública, segurança nacional, expressão militar do poder nacional e os óbices que o Brasil enfrenta para manter sua soberania.
Também foram abordados fundamentos de inteligência estratégica usada nas polícias e nas forças armadas, definindo-se como “o exercício permanente de ações direcionadas para obtenção de dados e avaliação de situações relativas a óbices que venham impedir ou dificultar a conquista e a manutenção dos objetivos e interesses do aparato estatal”.
Segundo o professor Ricardo, as informações transmitidas aos futuros policiais militares são de extrema relevância para o processo de formação. “Os temas abordados foram de interesse da instituição, haja vista que houve anuência do tenente-coronel Marcelo Freiman, subcomandante do batalhão, oficial altamente gabaritado e com vasta experiência no ramo de inteligência policial”.
Após a palestra o professor Ricardo abriu espaço para debates e ressaltou também a satisfação de poder colaborar com aquela instituição, que cumpre seus preceitos constitucionais defendendo os interesses institucionais e a salvaguarda da integridade física do cidadão. O professor Ricardo finalizou agradecendo ao tenente-coronel James de Barros, comandante do 11º BPM, ao tenente-coronel Freiman e ao capitão Mattos pela iniciativa de proporcionarem aos futuros policiais a oportunidade de adquirirem conhecimentos que serão de suma importância para suas vidas como profissionais de segurança. Ele usou como frase para reflexão a do professor Oliveira Júnior: “Onde há vida, há perigo; onde há perigo, há temor; onde há temor, há insegurança. A insegurança é a consequência do fato de viver”.
Deixe o seu comentário