Um evento especial movimentará o distrito de Mury ao longo deste mês de março. Desfile, roda de conversa, exposição e música são os destaques do projeto “O Feminino”, que agitará a padaria Pão da Terra (Avenida Manoel Carneiro de Menezes 3.930) a partir desta segunda-feira, 8, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento reunirá um grupo de talentosas profissionais e com uma caminhada artística brilhante, que participarão de várias atividades até o fim do mês.
O projeto será inaugurado nesta segunda, Dia Internacional da Mulher, a partir das 18h, com exposição de todas as artistas participantes, seguida de apresentação das cantadeiras do grupo Tresfolia. Lídia Nogueira, Margarida Ferreira e Marisa Alvarenga prometem um show à parte, cantando a felicidade no seu transverso: sonhos, medos, encontros e desencontros, paixões, saudades, desejos, alegrias, fantasias. Compartilhando preocupações, descobertas e sentimentos, o trio se destaca pelo trabalho alegre, delicado e bem brasileiro.
A noite de abertura prosseguirá com palestra da psicóloga e coordenadora executiva da ONG Ser Mulher, Gracia Massad, sobre a trajetória da mulher ao longo da história, seus desafios e conquistas. Um coquetel de confraternização encerrará em alto estilo a inauguração do projeto, que visa a inovar e encantar os clientes da padaria, através da arte, beleza, simplicidade e qualidade. A iniciativa também será um encontro de amigas, com o intuito de compartilhar conhecimentos e experiências.
“Convidamos você a participar conosco deste coletivo-plural no mês de março, em Mury, na Padaria Pão da Terra. O projeto reúne mulheres maduras e belas, que acreditam que a vida tem encontros que nos inspiram a vivê-la”, afirma a organizadora, Herta Martins. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2542-2756.
Confira outras atrações da programação desta semana
9/3, 18h – Desfile de moda íntima com criações de Ana Huback
12/3, 18h – Roda de conversa com as artistas Nívea Semprini e Luíza Fróes
13/3, 19h – Cantando o Universo Feminino, na voz e violão de Línea Schneider
Na Praça Dermeval, uma tarde inteira só para elas
O Centro de Referência da Mulher (Crem) não ficará de fora das comemorações do Dia Internacional da Mulher nesta segunda-feira, 8, e programou uma série de atividades diversificadas na Praça Dermeval Barbosa Moreira, para marcar a data. As atrações terão início às 14h, com cerimonial e homenagem do prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, e autoridades municipais, seguida de apresentação especial do grupo de dança da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Às 16h as mulheres presentes ao evento poderão ser beneficiadas com terapia comunitária, promovida pela fisioterapeuta Virgínia Sampaio. Logo em seguida, às 17h, a programação contará com rodas de dança, com alunos da Oficina-Escola As Mãos de Luz, ONG Aliança pela Infância e apresentações circenses dos alunos da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo. Às 18h será a vez da música em homenagem às mulheres, com o grupo Ivan e as Seresteiras.
Paralelamente à programação artística acontecerão, das 14h às 17h, também na Praça Dermeval Barbosa Moreira, oficinas de artes para crianças, com pintura e contação de histórias; massagem com os voluntários da Associação Friburguense dos Deficientes Visuais (Afridev); cortes de cabelos com a equipe do Centro de Referência e Combate à Homofobia Hanna Suzart; limpeza de pele e avaliação do peso. Todas as atividades serão gratuitas.
Ônibus da saúde em versão feminina
Nesta segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o ônibus do projeto Nova Friburgo Volta a Sorrir estará na praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente ao Centro de Turismo. Das 14 horas às 16 horas, funcionários do programa Estratégia de Saúde da Família, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), prestarão atendimento médico e assistencial especial às mulheres. Em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, alunos e professores farão avaliação postural e aferição de pressão arterial, das 8h30 às 12h, em tenda montada no próprio local.
Exames preventivos do câncer do colo de útero, pedidos de mamografia, esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial, dosagem de açúcar no sangue e atendimento odontológico são alguns dos serviços disponíveis na unidade móvel da Secretaria de Saúde do Município. Como médico ginecologista, o secretário municipal de Saúde, Ostwald Dantas Filho, que estará presente no local, ressalta que a saúde da mulher está necessariamente ligada à prevenção. “Para a Prefeitura, é muito importante prevenir as doenças da mulher”, diz, acrescentando que o câncer de colo do útero é a enfermidade de maior incidência entre a população feminina de 20 a 40 anos. Acima dessa faixa etária, a prevalência é de câncer de mama.
Uma conquista para as grávidas
O ônibus da saúde é um segmento do projeto Nova Friburgo Volta a Sorrir – que envolve as secretarias municipais de Governo, Saúde e Educação –, coordenado pela diretora da Policlínica Centro Dr. Sílvio Henrique Braune, a odontóloga Nádia Athayde.
Além dos serviços disponibilizados para o dia internacional da mulher, Nadia lembra que, a partir deste mês, as gestantes de Nova Friburgo já podem contar com sessões semanais de alongamento e fisioterapia, sempre às quintas-feiras pela manhã, na própria Policlínica. “Foi um ganho definitivo”, comemora Nadia explicando que o objetivo desse programa, voltado para as mulheres grávidas e viabilizado em parceria com professores de fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, é o fortalecimento da musculatura pélvica para facilitar a hora do parto.
Ainda segundo a coordenadora da Policlínica, desde novembro são realizadas palestras na sala de gestantes, orientando as mulheres sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento ósseo e muscular da criança.
Deixe o seu comentário