Nas últimas semanas o projeto de defesa e conscientização ambiental de Nova Friburgo, Florestar & Cia. coletou diversas sementes de árvores, a maioria do tipo sombreiro, nas ruas do Centro, a fim de estimular a arborização de toda a área urbana do município. A intenção do coordenador do projeto, o ambientalista Luiz Latour, é preservar a manutenção das espécies nativas da região. “A aquisição de sementes de outras regiões pode dificultar a adaptação das novas mudas, devido ao clima e até mesmo às características genéticas do solo onde essas sementes foram geradas”, observa ele. As sementes coletadas nas ruas serão cultivadas em cativeiro e posteriormente plantadas nas calçadas do Centro e dos bairros friburguenses, além da distribuição gratuita.
A atividade foi acompanhada pela aluna da escola francesa Licée Jean Moulin, que participou em Nova Friburgo de um intercâmbio promovido pela Aliança Francesa, Margaux Loger, da cidade de Ville Lussac Chatêaux. A jovem europeia se encantou com a proposta, que será brevemente objeto de mostra para demais alunos da França, conscientizando-os sobre o exemplo dado pelos brasileiros em Nova Friburgo quanto à importância de produção de mudas de árvores em prol da melhoria da qualidade do ar e do meio ambiente.
“Com a coleta de mudas nas ruas agrega-se ainda mais valor às sementes, que certamente iriam se perder. O cultivo de novas mudas colabora para o embelezamento das áreas públicas, oferecendo mais sombra e oxigenação do ar, sem contar que as calçadas arborizadas dão mais vida aos espaços urbanos”, acredita Luiz Latour. O Florestar & Cia. destaca ainda que a criação de um banco de sementes para cultivo de mudas de espécies com característica de uma mesma região ajuda a reforçar a iniciativa audaciosa de captura de carbono, colaborando ainda mais para a preservação ambiental. Latour destaca, inclusive, que a retirada de sementes em áreas de preservação ambiental, como florestas de mata atlântica existentes no município, são proibidas por lei e só devem ser realizadas mediante autorização dos órgãos ambientais, mesmo que para pesquisa ou incentivo à produção, visando à preservação das espécies.
Deixe o seu comentário