Uma comemoração em dois tempos. A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense comemorou 147 anos sexta-feira, 26, com a solenidade de posse da nova diretoria, encabeçada por Francisco de Assis da Silva. O evento foi abrilhantado pela banda-escola. No dia seguinte a banda sinfônica fez o concerto de aniversário no teatro municipal, com temas de filmes famosos, e entregou o troféu Amigo da Euterpe.
POSSE – A mesa da solenidade de posse da nova diretoria foi formada pelo apresentador Paulo Carvalho com o ex-presidente José Nilson da Silva (Nilsinho) e o novo presidente Francisco de Assis da Silva; o presidente de honra, vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto (Dermevalzinho); o novo presidente do Conselho Fiscal, Laênio Stutz Pereira; o vereador e ex-presidente da banda, Jorge de Carvalho, representando também o Executivo; o vereador Marcos Medeiros, o diretor do Sanatório Naval, Nestor Francisco Miranda Júnior; e Rogério Merecci, diretor e representante de antigas famílias euterpistas. A solenidade também contou com autoridades civis e militares e representantes de vários segmentos da comunidade.
Durante a cerimônia, a banda-escola, regida pelo maestro Marcos Botelho Lage, interpretou diversos números, começando pelos hinos do Brasil e de Nova Friburgo. Em seu pronunciamento, Nilsinho disse ser um momento de alegria passar o cargo a seu irmão Assis. Comentou que durante sua gestão a banda cresceu: a sinfônica conta com 55 músicos, a banda-escola com 30 e o coral com 60 vozes. Relatou o sucesso da recente apresentação da banda sinfônica Euterpe Friburguense no Rio, quando empolgou o governador Sérgio Cabral e a atriz Fernanda Montenegro, entre tantos outros. O ex-presidente relembrou a história da criação da Euterpe e o fundador Samuel Antônio dos Santos, e o novo presidente, seu irmão Assis, ressaltou que em oportunidades passadas já fez muito pela banda, apesar das dificuldades.
Em discurso de posse, Assis disse estar feliz por poder estar à frente da Euterpe mais uma vez e com tantos amigos. Integrado à Euterpe há 25 anos, considerou que a banda hoje está no auge. Disse que pretende retribuir a confiança nele depositada com projetos, como o de tocar nos bairros carentes e dar chance às pessoas dessas comunidades de participar da banda.
Após a banda-escola executar o dobrado Dermeval Barbosa Moreira, composto pelo saudoso maestro Luiz Faria, Dermevalzinho agradeceu a homenagem com o cargo de presidente de honra e relembrou seu avô, deixando-o muito feliz. “Eu espero um dia ganhar um dobrado como meu avô”.
Discursaram ainda os vereadores Jorge Carvalho – que lembrou ser de sua autoria a lei que criou o Dia Municipal da Cultura, em 26 de fevereiro, em homenagem à Banda Euterpe, por ser a primeira manifestação cultural de Nova Friburgo – e Marcos Medeiros, que lembrou de seus familiares, antigos colaboradores da Euterpe.
OS NOVOS DIRETORES – Além de Francisco de Assis da Silva na presidência, o conselho diretor da Euterpe conta com Paulo Benitez da Silva, primeiro vice-presidente; José Augusto Vianna Lontra, segundo vice-presidente; Carlos Magno Bastos, diretor de finanças; Márcio José Bento Alvarez, diretor de administração; Wagner Rosa Teixeira, diretor de patrimônio; André Luis Pena Furtado, diretor de assuntos legais; Nelson Alvarez, diretor de relações públicas; Júlio César Sabra Cavalcanti (Jaburu), diretor artístico cultural; Paulo Roberto Alves Rosa, diretor de sócios prestantes e aspirantes; Vilma Rosário da Conceição, diretora de eventos e atividades sociais; Marcos Botelho Lage, diretor da escola de música; Rosângela Casssano, diretora de marketing; Gilney da Silva Oliveira, diretor de banda; Israel Batista da Silva, diretor de coral; e Júlio César Cordeiro, diretor de assuntos internacionais. O Conselho Deliberativo conta com José Nilson da Silva, presidente; Olney Botelho, vice-presidente; Eloir Perdigão da Fonseca, primeiro secretário, e Rogério Alves da Costa Merecci, segundo secretário.
HOMENAGENS & CONCERTO – Além do concerto comemorativo pelos 147 anos da Banda Euterpe Friburguense, a noite de sábado, 27, também foi de homenagens. A banda sinfônica, regida pelo maestro Nelson José da Silva Neto (Nelsinho), interpretou temas de filmes famosos, com projeções dos respectivos longas no cenário. Durante o evento foram entregues troféus Amigo da Euterpe a várias personalidade que colaboram com a Centenária das Centenárias.
O presidente Assis disse que assumiu a Euterpe num bom momento, devido à boa administração de seu irmão e antecessor Nilsinho. Ele agradeceu a presença dos diretores da Associação das Bandas de Música Civis do Estado do Rio de Janeiro (Asban) e tantas outras autoridades e convidados.
O prefeito Heródoto Bento de Mello conclamou todos os friburguenses a serem como uma banda de música, cada um fazendo sua parte para que Nova Friburgo se desenvolva. “Cada um de nós deve tomar uma atitude e, todos juntos, faremos de Nova Friburgo uma grande banda de música”. O concerto contou com solos de Ágni de Souza, Cláudia Ceccon e Ayla Freire.
OS AMIGOS – Nilsinho entregou o Troféu Amigo da Euterpe ao diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Rangel Ventura; a integrante da banda, Luana da Conceição, ofertou o troféu ao empresário Rogério Faria; Jaburu ao deputado Olney Botelho; Assis ao seu filho e regente da banda sinfônica, Nelsinho; o diretor da Asban, Eduardo Wermellinger, ao deputado estadual Rogério Cabral; Dermevalzinho ao vereador Marcos Botelho; e a filha de Assis, Tatiane, entregou o troféu ao artista plástico Felga de Moraes.
Ao final, Assis informou que o Troféu Amigo da Euterpe será entregue sempre por ocasião do aniversário da banda. E nos próximos anos serão apenas dois troféus a cada ano. A banda sinfônica encerrou o concerto tocando músicas de filmes faroeste e com o tradicional Parabéns pra você.
Deixe o seu comentário