Em partida válida pela primeira rodada do segundo turno, o Tricolor da Serra foi ao Maracanã no último domingo, 28, e certamente não quer guardar nenhuma lembrança do confronto: impiedosos 5 a 1 para o Fluminense. Desorganizado na criação de jogadas ofensivas e com muita dificuldade em conter a velocidade do time dirigido pelo técnico Cuca, o Tricolor da Serra teve uma atuação infeliz e volta agora suas atenções para o próximo compromisso no campeonato.
Na próxima quinta-feira, 4, a equipe recebe o Olaria, às 17h, no Estádio Eduardo Guinle. Com a goleada sofrida, o Frizão amarga a última colocação do Grupo B da Taça Rio, sem nenhum ponto ganho. Na classificação geral, continua na décima-primeira colocação, com sete pontos, quatro a mais que o Tigres do Brasil, décimo-quinto, e primeiro integrante da zona de rebaixamento.
O jogo
Comprovando o que o treinador Cleimar Rocha havia afirmado para A VOZ DA SERRA na última semana, o Friburguense não se intimidou no início da partida e procurou oferecer perigo à meta dos donos da casa. Aos sete minutos, Vivinho pedalou para cima de Gum e saiu cara a cara com o goleiro Rafael, porém, bateu na rede pelo lado de fora. A resposta veio aos 12: o rápido e habilidoso Conca arriscou de longe e a bola passou muito perto do gol, assustando os visitantes.
Aos 16 minutos novamente o argentino faz boa jogada, invade a área pela direita e é derrubado por Wallace. Pênalti para o Fluminense. Na cobrança, um fato inusitado: o goleiro Marcos, provavelmente por já conhecer o estilo, como Fred, cobra as penalidades com a famosa paradinha, se posiciona no canto esquerdo do gol, deixando o outro lado aberto. No entanto, a estratégia não surtiu efeito. Mesmo sendo obrigado a repetir a cobrança devido à invasão de área, o camisa 9 marcou seu terceiro gol no estadual e abriu o placar para o Tricolor Carioca.
Quando ainda assimilava o gol, o Friburguense sofreu outro golpe. Numa desatenção da equipe, o Fluminense iniciou rápida jogada, que terminou na conclusão do jovem Wellington Silva, aproveitando rebote de Cadão, que acabara de salvar a bola em cima da linha: 2 a 0.
Aos 27 minutos, a melhor oportunidade para o Frizão, porém, Rafael conseguiu espalmar a cabeçada de Cadão à queima-roupa. A partir daí só deu Fluminense e, embora o Fri tenha pressionado, não conseguiu ampliar.
Segundo tempo
No intervalo, o técnico Cleimar promoveu duas mudanças na equipe: saiu o volante Bidu, que já havia recebido cartão amarelo, e lançou o zagueiro Lucas. O ataque também sofreu alterações. Thiago Santos deu lugar a Hércules, artilheiro da equipe na competição. Inicialmente as alterações pareceram surtir efeito. O Friburguense voltou mais ousado e aos cinco minutos foi prejudicado pelo árbitro Felipe Gomes da Silva, que não marcou pênalti claro de Gum em Alex Faria.
No minuto seguinte veio o contragolpe e Marcos fez um verdadeiro milagre defendendo em sequência uma cabeçada e um chute de Fred e uma finalização de Wellington Silva. Aos 20, porém, não teve jeito: após cruzamento da esquerda, Everton apenas escorou e eliminou qualquer esperança de reação. Quatro minutos depois, Dário Conca ampliou e transformou o jogo em goleada.
Aos 38, o gol de honra. Alex Faria fez grande jogada individual e o volante Diogo, caído no chão, tocou com a mão na bola. Desta vez, porém, o pênalti foi marcado para o Friburguense. Na cobrança, Wallace bateu no canto esquerdo de Rafael e diminuiu. No entanto, ainda havia tempo para mais. Três minutos depois, o estreante André Lima interceptou remate de Conca e finalizou marcando seu primeiro gol com a camisa tricolor.
Ficha técnica
Fluminense 5 X 1 FRIBURGUENSE
Rafael Marcos
...............................................................................................................
Mariano Sérgio Gomes
Gum (Digão – 13’/2°) Cadão
Cássio Wallace
Júlio César Flavinho
...............................................................................................................
Diogo Bidu (Lucas – int.)
Diguinho Cássio
Everton (André Lima – 32’/2°) Flávio Santos
Conca Alex Faria
...............................................................................................................
Wellington Silva (Maicon – 22’/2°) Thiago Santos (Hércules – int.)
Fred Vivinho (Gleison – 27’/2°)
........................................
Técnico: Cuca
Técnico: Cleimar Rocha
28/02/10 – 17h – Taça Rio 1ª rodada
Estádio: Maracanã
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Auxiliares: Lílian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra de Sá
Cartões amarelos: Mariano e Wellington Silva (Flu); Bidu (Fri)
Gols: Fred, aos 19 min.; Wellington Silva, aos 20 min. do primeiro tempo; Everton, aos 20 min. Conca, aos 24 min, Wallace, aos 38 min, André Lima, aos 41 min. do segundo tempo.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Grupo A:
1) Fluminense 3 pts
2) Flamengo 3 pts
3) Bangu 3 pts
4) Boavista 3 pts
5) Olaria 3 pts
6) Duque de Caxias 3 pts
7) Volta Redonda 0 pts
8) Americano 0 pts
Grupo B:
1) Botafogo 3 pts
2) Vasco 3 pts
3) Madureira 0 pts
4) América 0 pts
5) Tigres 0 pts
6) Macaé 0 pts
7) Resende 0 pts
8) Friburguense 0 pts
ARTILHARIA GERAL:
Vagner Love (Flamengo): 8 gols
Dodô (Vasco): 7 gols
Loco Abreu (Botafogo): 6 gols
Marcelo Ramos (Madureira): 6 gols
ARTILHARIA DO FRIBURGUENSE:
Hércules: 2 gols
Bidú: 1 gol
Alex Faria: 1 gol
Sérgio Gomes: 1 gol
Miguel: 1 gol
Wallace: 1 gol
Deixe o seu comentário