Campesina festeja parceria com a Petrobras neste sábado

segunda-feira, 01 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Campesina festeja parceria com a Petrobras neste sábado
Campesina festeja parceria com a Petrobras neste sábado

Orgulho total para a Campesina Friburguense. Assim define o presidente da instituição centenária, Carlos Magno da Silva, o Maguinho (foto), a parceria firmada recentemente com a Petrobras e que permitirá em breve a reestruturação da banda. Graças ao apoio da estatal, a Campesina fará a aquisição de novos instrumentos para a banda sinfônica, beneficiando a banda-escola, que herdará os atuais instrumentos da sinfônica, e também a escola de música, que passará a utilizar os instrumentos da banda-escola.

Para festejar este apoio de peso, a Banda Campesina promoverá neste sábado, 27, às 20h, em sua sede no Paissandu, um concerto especial que será prestigiado pelo diretor de exploração e produção de petróleo da Petrobras, o geólogo friburguense Guilherme Estrella. O maestro Marcos Almeida promete surpresas e muita emoção na noite de festa com cinco músicas variadas. A apresentação terá entrada franca.

O apoio da Petrobras permitirá ainda a incrementação do projeto Jovem Campesinista que proporciona a seleção de crianças e adolescentes carentes, de 7 a 17 anos, para cursos práticos de música. Na primeira fase do projeto já foram beneficiados cerca de 100 alunos dos bairros Rui Sanglard, Alto de Olaria, Cordoeira e Nova Suíça que aprenderam teoria musical e agora já tocam diversos instrumentos de sopro e percussão. Em breve outros cerca de 50 novos jovens serão beneficiados pela iniciativa.

“É extremamente gratificante ver essas crianças em total intimidade com os instrumentos ao invés de estarem à mercê de tudo nas ruas. Essa elevação automática da autoestima valoriza também os familiares, que passam a ter orgulho dessas crianças e jovens, que levam os instrumentos para casa, treinam e se destacam a cada aula”, observa Maguinho, lembrando que com o incentivo da Petrobras muito mais poderá ser feito para formar novos músicos com cidadania, como até mesmo a volta da distribuição de vales-transporte para os alunos frequentarem os cursos.

Aliás, no concerto deste sábado a Campesina, que reúne atualmente 700 músicos na banda sinfônica, 35 na banda-escola e cem na escola de música, que têm aulas duas vezes por semana na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, mostrará à comunidade e às autoridades toda a sua satisfação e orgulho de poder contar com o patrocínio da maior estatal brasileira.

“Com essa parceria, sem qualquer dúvida, a Campesina Friburguense dará uma guinada de 180 graus. Estamos com a alma elevada e conscientes de que nossa responsabilidade aumentou”, sustenta o presidente ao citar um e-mail recebido nos últimos dias de Guilherme Estrella, que se disse “orgulhoso pelo fato de a Petrobras não ter ficado de fora nessa conquista tão importante para a Campesina Friburguense”.

Campesina e Petrobras: uma união pra valer

A parceria da banda Campesina Friburguense com a Petrobras surgiu, de verdade, num acaso. Maguinho revela que a concretização agora de um grande sonho surgiu mesmo há três anos quando o amigo Carlos José Santos Valente o apresentou a Guilherme Estrella no feriado de 7 de setembro de 2007. Durante a conversa, Maguinho revelou a Estrella seu sonho de investir na Campesina Friburguense e também formar uma nova geração de músicos profissionais aproveitando crianças e jovens da cidade.

O diretor da Petrobras se entusiasmou com a filosofia de trabalho adotada pela Campesina e viabilizou a parceria. Em 2008 viu-se o primeiro resultado da dobradinha: o êxito do Concerto da Independência em Nova Friburgo, no Sesc, com a participação da Orquestra Petrobras Sinfônica. O presidente da banda também destaca o empenho do seu diretor cultural, Fábio de Matos Klein, que acreditou no projeto Jovem Campesinista e não mediu esforços para o sucesso do empreendimento de grande alcance social. “Todos os que integram a Campesina Friburguense estão imensamente orgulhosos com a sensibilidade do diretor da Petrobras, Guilherme Estrella, seu assessor Ricardo Lategê e toda a equipe com essa parceria que, com certeza, renderá imensos frutos”, valoriza Maguinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade