Vinda para a cidade do assassino de João Hélio abre caminho para discussões sobre segurança

segunda-feira, 01 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A notícia de que o adolescente (hoje com 19 anos), que participou da morte do menino João Hélio em 2007 está em Nova Friburgo vem levantando discussões sobre a segurança pública no município. A Câmara de Vereadores, através de sua mesa diretora, divulgou nota confirmando a presença do assassino de João Hélio no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em Conselheiro Paulino.

Junto com o coronel Hudson de Aguiar Miranda, secretário de Ordem Urbana, os vereadores deixaram a Câmara Municipal mais cedo na sessão de quinta, 25, e seguiram para a sede do Criaad, onde tentaram confirmar a transferência, mas não obtiveram a informação com os funcionários. Em contato com autoridades estaduais eles confirmaram a decisão judicial que determinou o acolhimento do assassino de João Hélio na unidade local.

Nesta sexta-feira, 26, os vereadores fizeram contato com autoridades do Judiciário de Nova Friburgo para tentar reverter a decisão do juiz da 2ª Vara de Infância e Juventude do Rio de Janeiro, Marcius da Costa Ferreira, que determinou o cumprimento do regime semiaberto por parte do condenado no Criaad de Conselheiro Paulino. Os representantes do Legislativo municipal se mostraram preocupados com a má influência que pode ocorrer sobre os demais adolescentes internos e a fragilidade das instalações da instituição, favorecendo uma possível fuga.

A unidade do Criaad funciona em frente a uma escola primária e ao lado da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e há ainda a preocupação de alguns pais quanto à segurança de seus filhos. No embalo da decisão judicial, o movimento contra a instalação de uma Casa de Custódia ganhou argumentos. Segundo os manifestantes, se a Justiça pode determinar a vinda do assassino de João Hélio para Nova Friburgo, poderia também mandar para a Casa de Custódia do município (cuja instalação prevê apenas a custódia de presos da Região Serrana) criminosos de alta periculosidade da capital.

A reivindicação da transferência do assassino do menino João Hélio por parte da Câmara Municipal busca o apoio da Promotoria de Infância e Juventude. Os funcionários do Criaad, por força da lei que proíbe fornecer informações sobre processos que envolvem menores infratores, não falam sobre o caso. Somente autoridades do Judiciário, como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, podem se pronunciar. Neste caso, o Legislativo deverá buscar uma posição destes segmentos.

Idosa morre atropelada por caminhão no Alto de Olaria

Um homicídio culposo foi registrado na Rua Francisco Nicolau, no Alto de Olaria, por volta das 11h20 de quinta-feira, 25. Um caminhão da empresa Josan Representações e Comércio Ltda atingiu a aposentada Lizeica Gomes de Andrade, 76 anos. O que realmente aconteceu está sendo alvo das investigações da polícia. A idosa morreu no local e o motorista do caminhão, Roberto Carlos do Amaral, 44 anos, morador do Cônego, foi levado pelos bombeiros para o Hospital Raul Sertã em estado de choque.

O caminhão foi encontrado na parte alta da rua, parado no lado esquerdo, de frente para a descida, e a vítima estava sob a roda dianteira esquerda. A polícia acredita que o caminhão tenha perdido o freio e descido, atingindo a idosa. O ajudante do caminhoneiro disse aos policiais que não viu o que aconteceu porque estava fazendo uma entrega na hora do acidente.

Adolescente de 15 anos invade casa,

furta dinheiro e acaba detido pela PM

Por volta das 22h de quinta-feira, 25, na Rua Edelberto Eyer, nas Braunes, um adolescente invadiu uma residência e furtou R$ 55. Moradores acionaram a polícia, que entrou na casa e apreendeu o jovem, levando-o para a delegacia. Ele estava com o dinheiro furtado.

O adolescente disse aos policiais que foi obrigado por bandidos a entrar na casa e que esta era a segunda vez que ele ia àquela residência, mas que antes não tinha furtado nada. A polícia não acreditou na versão apresentada pelo adolescente, que foi autuado em flagrante.

De acordo com os policiais, o adolescente foi encontrado num quarto, no segundo andar da casa, e estava escondido embaixo de uma cama, onde foi localizado com o dinheiro na mão. Ele foi levado à Promotoria da Infância e Juventude.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade