Em cerimônia realizada na sede da Banda Euterpe Friburguense, na noite da última quinta-feira, 25, o pintor Raimundo Peres recebeu o Troféu Alberto da Veiga Guignard 2010. Esta foi a quarta edição da premiação, promovida pelo Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), que visa, antes de tudo, a prestar um tributo ao artista que dá nome ao evento, além de homenagear talentos das artes radicados na cidade.
Nascido em Belém do Pará e há 20 anos em Nova Friburgo, Raimundo destaca-se por suas aquarelas e criações em óleo sobre tela. Visivelmente emocionado com a homenagem, afirmou que jamais poderia imaginar receber tal troféu. “Não sou de muitas palavras, deixo que as aquarelas falem por mim. Só tenho a agradecer a todos pela oportunidade. Fui pego de surpresa quando o Jaburu (Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, fundador do Gama) me falou sobre essa homenagem, nem acreditei! Me sinto um friburguense e se um dia deixar a cidade certamente voltarei. Nunca vou perder meus laços aqui”, revelou.
Solenidade comemorou também o Dia Municipal da Pintura – Guignard
Através de projeto de lei do vereador licenciado e atual secretário municipal de Assistência Social, Isaque Demani, foi definido o Dia Municipal da Pintura, em homenagem a Guignard, na data de 25 de fevereiro. Demani também instituiu junto à Câmara o Dia Municipal da Música – Benito di Paula, para o dia 28 de novembro. Há ainda em andamento o projeto de Dia Municipal do Teatro – Mário Castilho, que deverá ser comemorado no dia 15 de agosto, faltando ainda a aprovação da Câmara.
Por seu trabalho em prol da cultura, Isaque recebeu do Gama uma placa que homenageia seus esforços para a divulgação e ampliação da cultura friburguense. Ele afirma que tal contribuição é um marco em sua vida, que o credencia a entrar para a história de Nova Friburgo. “Esses projetos surgiram da empatia da minha pessoa junto ao Gama. Daí tivemos esta ideia de instituir essas datas comemorativas, que premiam artistas locais e ao mesmo tempo homenageiam ícones da cultura friburguense, que dão seus nomes a essas premiações. É um privilégio para mim saber que tenho dado minha contribuição”, disse.
Secretário Municipal de Cultura, Roosevelt Concy anunciou o lançamento do Projeto Guignard
Representando o prefeito Heródoto Bento de Mello na cerimônia, o secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, parabenizou o Gama pela iniciativa e destacou a importância de valorizar os artistas que aqui residem. No entanto, o principal destaque de seu discurso foi o lançamento do Projeto Guignard, que tem como objetivo expandir as produções culturais na cidade e atrair um maior número de turistas.
“Vamos reunir manifestações culturais com todos os artistas de Nova Friburgo. Queremos valorizar e divulgar também a história de Guignard, que muitas pessoas chegam a achar que é estrangeiro. Este projeto visa a atingir toda a população e ser uma referência na região, atraindo admiradores de diversos lugares”, afirma.
Inicialmente haverá a produção de quadros na Praça Getúlio Vargas, o que deve se iniciar no fim de março e ocorrerá mensalmente. Segundo Roosevelt, a ideia é que, com o passar do tempo, a iniciativa se expanda e passe a abordar outras formas de manifestações artísticas, atraindo ainda mais adeptos.
Deixe o seu comentário