Neste domingo, 28, o Friburguense estará no Rio de Janeiro, onde encara o Fluminense, às 17h, no Maracanã, na partida de estreia do segundo turno do Campeonato Carioca. Após encerrar sua participação na primeira fase com sete pontos ganhos, o Tricolor da Serra começa a luta pelo seu primeiro objetivo: a fuga do rebaixamento.
Para isso, tanto o elenco quanto a comissão técnica acreditam que seja necessário a equipe somar mais nove pontos. Levando em conta que serão realizadas oito partidas na Taça Rio, sendo quatro delas como mandante e quatro como visitante, pode-se afirmar que com três vitórias em casa, no Estádio Eduardo Guinle, o time se livra da queda e a partir daí pode projetar voos mais altos na competição.
A partida será transmitida em rede aberta para todo o estado. Para o duelo, o Frizão não poderá contar com o meia Miguel, destaque nas últimas partidas, suspenso pelo terceiro cartão amarelo que levou na partida contra o Macaé. O time deverá ir a campo com Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Walace e Flavinho; Cássio, Bidú, Flávio Santos e Alex; Thiago e Vivinho.
Treinador confiante num bom resultado
Em relação ao duelo com o tricolor das laranjeiras, o técnico Cleimar Rocha afirma que sabe do grande adversário que terá pela frente, porém, acredita que o Frizão possa voltar da Cidade Maravilhosa com pelo menos um ponto na bagagem. “O Fluminense tem uma grande equipe, muito bem treinada. Tem destaques individuais, como o Fred e o Conca, por exemplo, que fortalecem o poderio ofensivo da equipe. Porém, nos preparamos muito neste intervalo entre os dois turnos e temos confiança em conquistar um bom resultado”, ressaltou.
Para o técnico, o time não deve se intimidar diante da pressão da torcida adversária e não pode se fechar na defesa, abdicando de jogadas ofensivas. “Eles têm um time de muita qualidade, porém, é um adversário que pode ser batido. A responsabilidade do resultado é deles, temos que ter tranquilidade, buscar a posse de bola e ter volume de jogo”, afirmou.
Na última quarta-feira, 24, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Confiança, em Sergipe, pela Copa do Brasil. Questionado se o desgaste causado pela longa viagem até o Nordeste pode ter atrapalhado os comandados de Cuca no confronto, o treinador do Frizão diz que outro fator foi mais decisivo: “A estrutura deles é muito boa. Sem falar na equipe competente de preparadores. Portanto, a capacidade de recuperação física dos atletas é muito grande. Talvez a pressão psicológica por uma vitória os atrapalhe mais. Este empate certamente não estava nos planos deles”, acredita.
Preparação
Após o treinamento, que será realizado na tarde deste sábado, 27, o Friburguense viaja para o Rio depois do jantar. Na tarde da última quinta-feira, 25, a equipe realizou um coletivo, com duração de cerca de uma hora. O técnico Cleimar paralisou a atividade diversas vezes e deu orientações aos jogadores, procurando corrigir algumas possíveis falhas de posicionamento, além de preparar algumas jogadas ensaiadas.
Num primeiro momento os titulares enfrentaram um combinado de reservas e perderam por 2 a 0, gols dos atacantes Léo Andrade, de cabeça, e Hércules, em cobrança de falta. Na metade final do coletivo o treinador promoveu diversas alterações nas equipes e pode observar outros jogadores. No fim, Cleimar reuniu para um bate-papo no centro do gramado o time que deverá enfrentar o Fluminense.
Impasse continua quanto ao Juniores
A liminar obtida pelo Sindicato dos Atletas, que proibia a realização de partidas entre 10h e 17h, foi revogada em relação ao campeonato de profissionais. Equipes como Madureira e Boavista, que prometiam realizar seus jogos como mandantes em horários inusitados, devido ao fato de não possuir refletores em seus respectivos estádios, tiveram suas situações resolvidas.
No entanto, a paralisação do Campeonato Carioca de Juniores continua. Até o momento não há nenhum jogo marcado. De acordo com o diretor de futebol do Friburguense, José Eduardo Siqueira, o Siqueirinha, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro convocou uma assembleia ordinária para a tarde desta segunda-feira, 1º de março, quando pretende chegar a um acordo com os clubes sobre a questão.
Deixe o seu comentário