A eleição para o Conselho Tutelar está marcada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para o dia 14 de março, das 8h às 16h. Podem votar (sem obrigatoriedade) todos os friburguenses que têm seu título de eleitor e apresentem também documento de identidade com foto. Os locais de votação (29 postos e 37 urnas) ainda serão divulgados. Os eleitos atuarão por três anos, a partir do dia 29 de março próximo.
O Conselho Tutelar é o órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselhos tutelares têm atribuições de atender e aconselhar pais ou responsáveis aplicando medidas previstas em lei federal, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviços sociais, previdência, trabalho e segurança, encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente, requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário, atender e encaminhar para atendimento casos de adolescentes grávidas ou mães em situação de risco social ou pessoal e crianças e adolescentes usuários de drogas, além de subsidiar o CMDCA com dados informativos quanto à situação da criança e adolescente no município para elaboração de políticas públicas de atendimento na área de infância e juventude, entre outras.
Os candidatos
São oito os candidatos aprovados para a eleição do Conselho Tutelar, que normalmente tem cinco conselheiros efetivos e outros cinco suplentes. Desta vez, porém, serão apenas três suplentes, já que nem todos os 20 que se inscreveram reuniram condições de disputar o pleito, restando apenas oito.
Em quem votar no dia 14 de março
Adenilson Pereira Xavier Júnior – friburguense, 25 anos, solteiro e tem o ensino médio completo. Concorre com os nomes de Júnior Prosol e Júnior Projeto Solução. Reside em Olaria e atua como voluntário no Projeto Solução desde outubro de 2006, como instrutor de judô. Reside na Vilage. Número 10.
Ana Júlia Dimani Ribeiro – natural de Nova Friburgo, 54 anos, solteira, tem o ensino médio completo e terceiro incompleto. É professora e reside no Bairro Bela Vista, em Olaria. Concorre com os nomes Ana, Ana Júlia e Júlia. Exerceu a função de conselheira tutelar de Nova Friburgo de 1996 a 2004 e novamente exerce essa função desde 1º de abril de 2008. Número 42.
Carmem Lúcia Bastos de Rezende (Milu) – natural de Nova Friburgo, 37 anos, união estável com Carlos José Barbosa Clemente, pedagoga, reside em Olaria. Conhecida como Milu, trabalhou na Escola Municipal Jornalista Américo Ventura Filho no período de 2006 a 2008. Número 72.
Cláudia Luz Carvalho Ramos de Oliveira – friburguense, 43 anos, casada com Levi Jesus Ramos de Oliveira. Tem o ensino médio completo, tendo como profissões técnica contábil e professora. Reside na Avenida Nossa Senhora do Amparo, em Conselheiro Paulino. Concorre com os nomes Cláudia Carvalho, Cláudia Luz e Cláudia Luz Carvalho. Trabalhou como servidora contratada da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo na função de professora de primeira a quarta série de 1991 a 1996, na Escola Municipal Décio Monteiro Soares. Atualmente trabalha no Centro Educacional do Prado – Educandário Serrano. Número 07.
Denise Breder de Oliveira – natural de Nova Friburgo, 40 anos, solteira, tem o ensino médio completo. Concorre com o nome Denise Breder. É funcionária pública estadual e presta serviços no Programa Pró-Jovem desde agosto de 2005. É comerciante e sócia da empresa Breder Pedras e Pavimentação Ltda. Reside no distrito de Amparo. Número 06.
José Luiz Gripp – friburguense, 55 anos, separado consensualmente, é projetista arquitetônico. Reside na Vila Guarani, no Bairro Ypu. Concorre com os nomes José Luiz Gripp, José Luiz e Zé Luiz. Já foi conselheiro tutelar nos triênios 1996 a 1998 e 1999 a 2001. É tesoureiro da Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (Afape). Exerceu as funções de comissário chefe da fiscalização do Juizado da Infância e da Juventude de Nova Friburgo de 1993 a 1999 e gerente geral da Aldeia da Criança Alegre de 2004 a 2006. Número 22.
Luiza Helena Marçal Dutra (Luiza Baixinha) – natural do Rio de Janeiro, 53 anos, casada com José Maria Dutra, é cirurgiã-dentista. Reside em Lumiar e concorre com o nome de Luíza Baixinha. Exerce a função de conselheira tutelar desde 2007. Na Paróquia de São Sebastião, em Lumiar, exerce a função de catequista e ministra extraordinária da comunhão. Número 55.
Sebatiana Alves de Sousa Filha Souza Gripp (Tiana) – natural de Carandaí (MG), 44 anos, casada com Ronaldo de Souza Gripp. É psicóloga e reside na Vilage. Concorre com os nomes Tiana, Tiana Gripp e Sebastiana Gripp. Exerceu a função de coordenadora e integrante da equipe técnica da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Nova Friburgo, no período de 2006 a 2008, na implantação e execução dos programas de proteção social e especial à criança e ao adolescente, Creas, Programa Sentinela e acompanhamento em medidas sócio-educativas em meio aberto e na implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Número 28.
Deixe o seu comentário