A Associação Pestalozzi de Nova Friburgo comemorou seus 15 anos com confraternização em sua sede. Diversos convidados estiveram presentes, entre eles, o prefeito Heródoto Bento de Mello, o secretário de Assistência Social, Isaque Demani, e o presidente estadual da associação, Marco Castilho. Durante o evento, o colaborador e apresentador da cerimônia, Carlos Maduro, ressaltou a importância das parcerias firmadas, que possibilitaram a expansão do projeto no município. “O Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) nos cedeu este espaço, que é muito maior do que o lugar onde funcionávamos anteriormente, em Duas Pedras. Além disso, o Banco Itaú sempre esteve ao nosso lado e nos ajudou muito. Estes são apenas uns dos inúmeros apoios que tivemos para chegar até aqui”, afirmou.
Em relação ao futuro, Maduro revela que há novos projetos em andamento. “Já conseguimos uma sede muito maior, agora queremos melhorar a nossa estrutura ainda mais. Pretendemos reformar e adaptar as salas de aula e os refeitórios para as pessoas atendidas. Enviamos nossas propostas aos ministérios dos Esportes e da Cultura e confiamos que vamos chegar ao patamar que desejamos”, disse.
Emoção nos discursos
A fundadora da Pestalozzi em Nova Friburgo, Jani Pinto, que durante 13 anos foi a presidente da entidade não segurou as lágrimas ao relembrar toda a trajetória junto à associação. “Assim como essas pessoas precisam da gente, nós também precisamos muito delas. Completar 15 anos é fruto de muito trabalho, muita dedicação. É muito importante para a gente ver a presença de todos aqui. Fazemos tudo com muito amor, até mesmo os puxões de orelha são dados com a melhor das intenções”, declarou, sorrindo.
O atual presidente, Adilson Araújo, ressaltou a pureza nas atitudes das crianças, adolescentes e adultos que participam do projeto. “Sem essas pessoas, nada disso aqui aconteceria. Elas são os verdadeiros professores, aprendemos isso diariamente. A equipe de profissionais que aqui trabalha é, portanto, secundária.” diz.
Os objetivos da associação
Fundada na cidade em fevereiro de 1995, por um grupo que buscava ampliar os atendimentos a pessoas com algum tipo de deficiência, a Pestalozzi objetiva desenvolver as potencialidades de cada um através das mais variadas atividades. O intuito é reduzir as limitações e criar condições de resgate da autoestima, fazendo com que indivíduos de todas as idades possam se integrar às famílias e à sociedade.
Atualmente a entidade tem cerca de 90 integrantes, que participam de diversos projetos, sempre de acordo com a necessidade de cada um. Escola especial, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental; ambulatório de psicologia; fisioterapia; fonoaudiologia; serviço social; psicopedagogia e equoterapia são algumas das opções oferecidas. Além disso há outras atividades, como oficinas de música, aulas de judô e horta terapêutica, que estimulam a coordenação motora, a noção espaço temporal, a oralidade, a criatividade e a sensibilidade de cada participante.
A Pestalozzi de Nova Friburgo fica na Rua Souza Cardoso 403, no bairro da Lagoinha. Mais informações pelos telefones 2528-4318 ou 3512-0358.
Deixe o seu comentário