Academia Brasileira de Belas Artes monta filial em Nova Friburgo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA), sob a lei federal número 1.101, declarou que a partir de janeiro deste ano Nova Friburgo é a sua mais nova filial, abrangendo toda a Região Serrana. Responderá pela academia o seu presidente de honra, Octávio Venturelli, bem como o acadêmico e professor Guilherme Coutinho, friburguense e único imortal representante da cidade nos salões acadêmicos de todo o território nacional.

“Eu estou muito feliz com mais esta conquista, pois assinar pela academia é um privilégio que poucos possuem. Eu não esperava que a peça de teatro que criei e foi premiada no Rio de Janeiro, sob o título Nem melhor, nem pior, apenas Piaf, fosse me fazer voar tão alto. Esta felicidade é por ser reconhecido por mestres e isso importa muito, pois a academia tem todo o respaldo que os verdadeiros artistas precisam, como departamento jurídico, biblioteca, e muitas preciosidades. Nova Friburgo, mais uma vez, se desponta na arte e toda Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro já pode agora contar com a filial acadêmica” declara Guilherme. Ele salienta que a cidade de São Sebastião do Alto, de que tanto gosta, será núcleo de muitas exposições artísticas, pois ele trabalha diretamente com a ação social desse município exatamente nos moldes da ABBA.

Outra grande novidade acontecerá no dia 8 de maio, em que se comemorará o Dia do Artista Plástico. E Nova Friburgo será representada pela obra que o imortal Guilherme Coutinho preparou para os salões do Forte de Copacabana, evento que contará com a presença do ministro da Defesa e outras autoridades. “Eu representarei Nova Friburgo com muito orgulho, pois amo minha terra e o quadro é um espetáculo à parte, pois acho que consegui aperfeiçoar ainda mais a minha técnica. Isso devo ao esforço exemplar de minha esposa, professora de artes Márcia Guedes, que através de seu exemplo de garra e determinação alcançou conquistas respeitadas, sendo aprovada em concurso federal, depois de muito estudo. E vendo seu exemplo eu realizei minha obra, que considero perfeita, dedicando isso a ela”, afirma Coutinho.

A data de inauguração do gabinete da ABBA em Nova Friburgo ainda será definida, porém, Guilherme afirma que haverá muitas novidades acadêmicas. Já Octávio Venturelli observa que já estava na hora de Nova Friburgo tomar um novo rumo, o das artes, que são respeitadas até no exterior. “Por isso confio no Guilherme, pois sei de sua capacidade como artista e como diretor de nossa academia”, finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade