UPA de Conselheiro Paulino: fundações estarão prontas até sexta-feira, dia 26

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está sendo implantada no distrito de Conselheiro Paulino recebeu nesta segunda-feira, 22, os módulos a serem instalados sobre as estruturas de concreto, que devem estar concluídas até sexta-feira, 26. O primeiro mini-hospital da região Centro-Norte Fluminense ocupará 1.476 metros quadrados do terreno, localizado na avenida Governador Roberto Silveira, ao lado da sede da empresa de ônibus Faol.

O secretário municipal de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa, conta que graças à estreita ligação do prefeito Heródoto Bento de Mello e do secretário de Governo, Bráulio Rezende, com o governador do Rio, Sérgio Cabral, foi possível trazer a unidade de saúde para Nova Friburgo – o local escolhido anteriormente era o município de Duque de Caxias. Do projeto da UPA de Conselheiro Paulino, consta também a construção de uma policlínica na parte de trás do terreno desapropriado pela Prefeitura, cuja área total é de sete mil metros quadrados.

O arquiteto Tirso de Mello acompanha a execução da obra e explica que estão sendo construídas 217 sapatas (fundações de concreto armado) a 60 cm do meio-fio para receberem os módulos. No canteiro de obras, 30 homens trabalham das 7 horas às 17 horas, de segunda a sábado, para concluir o serviço no prazo estipulado, ou seja, até o final de março. Em média, são feitas 26 sapatas por dia.

 

300 atendimentos diários

Antes de começarem os trabalhos, funcionários da Secretaria de Obras tiveram de demolir dois galpões e duas casas construídas no local. Desde domingo de Carnaval, quando teve início a demolição, até a última sexta-feira, 19, foram retirados 68 caminhões de entulho (concreto armado e tijolos).

A previsão é que a unidade de pronto atendimento seja inaugurada no dia 26 de março, com a presença do governador Sérgio Cabral. Segundo o secretário Hélio Corrêa, serão contratados 168 funcionários, entre médicos, dentistas, enfermeiros e motoristas. “A UPA é um mini-hospital para atender aos moradores de Conselheiro Paulino, sua enorme área adjacente na cidade, além de municípios vizinhas, desafogando o Raul Sertã”, resume.

Equipada para casos de urgência de baixa e média complexidade, a UPA de Conselheiro Paulino terá capacidade para 300 atendimentos por dia. Contará com CTI, consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, salas para sutura, medicação e nebulização, exames de raios-X e laboratoriais, além de duas ambulâncias (UTI móvel).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: UPA | saúde
Publicidade