Ginásio do CNSD sedia lançamento da Campanha da Fraternidade domingo

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Com o tema Economia e Vida e o lema Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro a Campanha da Fraternidade será lançada em Nova Friburgo no dia 21, o primeiro domingo da Quaresma. Os fiéis estarão reunidos no Ginásio Santa Paula Frassinetti, do Colégio Nossa Senhora das Dores (Rua Monsenhor Miranda 100, Centro), a partir das 14h. O programa prevê animação pela banda Israel, com músicas e cânticos da CF 2010; proclamação de textos do Livro-Base da CF 2010, palestra sobre o tema da CF 2010 – Economia e Vida – pelo diácono Gil de Carvalho e encenação bíblica pelo Grupo de Professores e Professoras do Colégio Anchieta, sob a direção de Jane Ayrão.

Às 16h os fiéis participam da Caminhada da Solidariedade que percorre as ruas centrais da cidade. De volta ao ginásio, os fiéis participam da missa a ser celebrada por d. Rafael Llano Cifuentes, administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo, e concelebrada por monsenhor Antônio Stael de Souza e pelos padres das paróquias do Vicariato Sede presentes à solenidade.

A Campanha da Fraternidade 2010

Promovida em conjunto pelas igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) a Campanha da Fraternidade 2010 segue os moldes das realizadas nos anos 2000 e 2005. O Conic apresenta como desafio para esta campanha a busca de respostas a diversas perguntas:

– Como a fé cristã pode inspirar uma economia que seja dirigida para a satisfação das necessidades humanas e para a construção do bem comum?

– Em que medida existe responsabilidade das pessoas em relação à economia e como isso afeta a vida das pessoas e do meio ambiente?

– Que aspectos de conversão pessoal e de mudança estrutural poderiam ser considerados para que, de fato, a economia esteja a serviço da vida, promovendo o bem comum?

– Como fazer que essas preocupações não sejam transitórias, mas se tornem, de fato, balizamento moral permanente?

Movido pela fé em Deus o Conic não quer limitar-se a criticar sistemas econômicos. Principalmente espera que a campanha mobilize igrejas e sociedade a dar respostas concretas às necessidades básicas das pessoas e à salvaguarda da natureza, a partir da mudança de atitudes pessoais, comunitárias e sociais, fundamentadas em alternativas viáveis derivadas da visão de um mundo justo e solidário.

O Conic

O Conic foi fundado em 1982. Define-se como uma associação fraterna de igrejas que confessam o Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador. Sua missão é servir às igrejas cristãs no Brasil, na vivência da comunhão em Cristo, na defesa da integridade da criação, promovendo a justiça e a paz para a glória de Deus. Atualmente fazem parte do Conic a Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Essas igrejas desejam inserir-se com esta campanha em um contexto histórico e ecumênico mais amplo. O ano 2010 marca o centenário do grande encontro missionário que as igrejas da Reforma realizaram em Edimburgo, na Escócia. Foi lá que os povos destinatários da missão pediram para facilitar o acolhimento do Evangelho. Isso se tornou um impulso marcante para o movimento ecumênico que, mais tarde em 1948, irá gerar o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), hoje composto por mais de 340 igrejas.

No Concílio Vaticano II (1962-1965) a Igreja Católica Romana proclamou também a necessidade do trabalho ecumênico. Hoje, embora não seja membro pleno do Conselho Mundial de Igrejas, participa na sua Comissão Fé e Constituição, atua em trabalhos conjuntos com esse organismo (como, por exemplo, na organização da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e faz parte de vários conselhos ecumênicos nacionais). Em 2010 o Conic e o CMI avaliarão também o trabalho da Década para Superar a Violência.

Todas estas atividades e eventos são sinais do compromisso das igrejas com a transformação da realidade social. Esse compromisso é visto como uma exigência fundamental da fidelidade ao projeto de Deus, à proposta do Evangelho, ao seguimento de Jesus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade