A apuração dos desfiles de Carnaval este ano foi feita no Estádio Eduardo Guinle, do Friburguense A.C., em Olaria, ontem, 17, começando às 10h. Os novos local e horário não agradaram ao público que, ao contrário dos anos anteriores – à tarde e no campo do Nova Friburgo F.C. (que virou estacionamento) – foi pequeno, tendo os torcedores ficado do lado da arquibancada descoberta. Os votos foram computados na arquibancada coberta, na presença de diretores da Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo, representantes das agremiações, autoridades e imprensa. A apuração mais acalorada foi, claro, das escolas de samba.
Os primeiros votos computados foram dos blocos de embalo, categoria resistência, tendo o Máquina Tricolor se sagrado campeão e o Yabadabadoo o vice-campeão. Entre os blocos de embalo, categoria avenida, três empataram em primeiro lugar: Vem que tem, Se beber que se dane e Unidos do Papudinho.
Na apuração dos blocos de enredo, excetuando-se um protesto do Bola Branca quanto aos direitos de transmissão do desfile pela TV, o restante transcorreu de forma tranquila. Em terceiro lugar ficou Unidos do Imperador; em segundo, Raio de Luar, e o campeão foi o Globo de Ouro.
A apuração dos desfiles das escolas de samba começou tumultuada, quando o primeiro quesito – cronometragem – foi divulgado, tendo sido descontados pontos de todas as escolas. Os protestos foram muitos e retardaram sobremaneira a apuração, precisando da intervenção de policiais militares para serenar os ânimos. Outros protestos foram feitos pelos representantes ao longo da apuração, que apontou a Imperatriz de Olaria em terceiro lugar (ninguém compareceu para receber o troféu); a Vilage no Samba em segundo e, como campeã de 2010, a Unidos da Saudade. Diretores e torcedores da roxo e branco saíram de Olaria em passeata carregando o troféu, passaram pelo Centro e rumaram para a quadra, no Bairro Ypu, onde a festa rolou até tarde da noite.
VER TABELAS EM AVS DIGITAL
Deixe o seu comentário