Editorial - Festa do clima

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

MAIS QUE a segurança, o grande motivo para a vinda de muitos turistas a Nova Friburgo neste Carnaval foi o clima. Temperaturas elevadas devido ao aquecimento global deram ao Rio este ano o título de uma cidade ‘infernal’, com sensações térmicas passando dos 50 graus centígrados, e as agradáveis temperaturas da região foram os atrativos para a fuga de cariocas para a serra.

ANÁLISES alarmistas já dão como inevitável o aquecimento do planeta em mais 2 graus, o que explica o forte verão deste ano e que promete se repetir nos próximos. Contra isso, os locais de temperaturas amenas ganham uma nova dimensão, tornando-se verdadeiros oásis contra o inclemente calor.

NOVA Friburgo, outra vez, mostrou que as qualidades da natureza impulsionam o turismo na cidade com muito mais vigor e plenitude que apenas os desfiles de escolas e blocos e apontam para uma política que tenha no meio ambiente a sua força principal. Para tanto, o esforço não depende apenas da Prefeitura e de organismos oficiais de fomento ao turismo e sim de todos os friburguenses.

OS FINAIS de semana prolongados, como este, proporcionam novas fontes de renda para o setor e devem ser promovidos sempre. Fugindo do calor excessivo e, em muitos casos, da falta de estrutura das cidades praianas, o turista volta os olhos para o ecoturismo e o descanso, que fazem de Nova Friburgo uma ‘parada obrigatória’, um paradeiro com qualidade de vida, sem poluição e muita natureza.

TRATA-SE, pois, de um cenário cada vez mais valorizado e que deve receber dos governantes uma atenção dedicada e vontade política para beneficiar ainda mais a atividade. O Carnaval já passou, foi extremamente positivo, sem violência e acidentes expressivos. Agora é hora de gerir o turismo municipal contando com o trabalho da iniciativa privada e a promoção do governo. Tudo isso sob as benesses da natureza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade