Esportes - 30 de janeiro.

segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Minimaratona Viva + celebra os 98 anos de Tuplet Seabra

No próximo dia 21 de fevereiro, a Prodesporte estará organizando no Rio de Janeiro a Minimaratona Viva +, quando centenas de corredores de todo o Brasil se reunirão para celebrar a vida, pois todos estarão no Aterro do Flamengo para comemorar os 98 anos de Tuplet Seabra Vasconcellos, o corredor mais antigo do Brasil.

Tuplet Seabra Vasconcellos, filho de mãe francesa e pai português, começou a correr aos 69 anos, logo após se aposentar, depois de anos de trabalho na construção civil. Foi desafiado a participar de uma corrida de dez quilômetros, em Cantagalo. Sem nunca ter corrido, Tuplet participou de calça comprida e sapato social e conquistou o primeiro lugar na categoria. De lá para cá, não parou mais. Viajou por todo o Brasil, geralmente sozinho, e ainda hoje ele sai de Itaocara, onde reside, e vai para cidades do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de São Paulo ou qualquer outra onde o convidem a correr.

Sua corrida mais longa foi aos 72 anos, de Uberaba a Uberlândia, cem quilômetros em 14 horas. A última viagem de Tuplet foi para a Corrida da Garoto, em Vitória, no lançamento de seu último livro. É isso mesmo: além de corredor, Tuplet escreve poesias e contos.

Ao longo de sua carreira participou de 114 maratonas, das quais 14 num único ano. O veterano corredor é recordista brasileiro na categoria acima de 85 anos nos 800 metros (3:58:97), 1.500 metros (7:56:49), 5000 metros (27:41) e 10.000 metros (52:15). Estes recordes foram obtidos entre 1997 e 1999.

Ao longo de sua carreira participou de competições na Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e de cinco campeonatos mundiais no Japão, África do Sul, EUA, Inglaterra e Itália. Uma de suas grandes façanhas foi conquistar oito medalhas de ouro num único Campeonato Sul-Americano, correndo distâncias de 200 a 42.195 metros.

Em seu último mundial no ano de 2007, na Itália, Tuplet, com 95 anos, conquistou o 3º lugar nos 5000 metros, o 2º nos 1.500 metros e o 1º lugar também nos 1.500 metros.

Este corredor veterano perdeu a esposa ainda quando era muito jovem. Seus dois filhos morreram antes que completassem 45 anos, vítimas de doenças circulatórias. Aos 98 anos, o tempo tirou boa parte da audição de Tuplet, mas não conseguiu tirar sua capacidade de sonhar. Hoje seu maior sonho é comemorar seus cem anos correndo.

Quem quiser conhecer este fenômeno do atletismo veterano poderá participar da Minimaratona Viva +. Outros detalhes no site www.prod esporte.com.br.

Friburguense pressiona, chega ao gol, mas não consegue o empate com o Madureira

Gol mal anulado influiu no resultado

O Friburguense viaja neste sábado, 30, para Volta Redonda, onde no domingo enfrenta o Vasco da Gama, no Estádio Raulino de Oliveira, às 17h. O time tricolor, que perdeu no meio de semana para o Madureira, em Conselheiro Galvão, terá que se recuperar para não se distanciar dos primeiros colocados da tabela de classificação.

A programação deste sábado prevê treino tático-recreativo pela manhã, almoço, descanso à tarde, jantar às 19h e viagem para a Cidade do Aço.

O jogo com o Madureira não foi bom, em virtude do placar numérico, mas o Friburguense valorizou sobremaneira a vitória do tricolor suburbano e, não fosse a falha da arbitragem em anular o primeiro gol do Frizão, o resultado da partida seria outro. O Madureira abriu o placar aos oito minutos de jogo, com Bruno; aos 18 o Friburguense botou uma bola na trave; aos 25, Carlos Alberto cobrou falta, Cadão passou na frente, mas a bola entrou, a arbitragem entendeu impedimento e anulou o gol. Naquele momento a partida estava equilibrada tecnicamente, com ligeira vantagem para o nosso tricolor.

No segundo tempo, aos dois minutos, o Madureira aumentou a vantagem, com Marcelo Ramos, depois de uma bela jogada com Eberson; aos dez minutos, Alex Faria fez o primeiro gol do Frizão; aos 37, nova bola na trave do Friburguense, com Vivinho. A essa altura do jogo a superioridade já era total do Friburguense, mas o empate que já seria um bom resultado, não aconteceu por falta de sorte.

O árbitro Guttemberg de Paula Fosneca foi fraco na parte técnica, aplicou bem os cartões, mas errou e influenciou no resultado ao anular o gol do Friburguense. Nota 6. Pelo Friburguense mais uma vez Alex Faria se destacou. Hércules e Léo Andrade se entrosaram bem no ataque serrano, mas não conseguiram traduzir em gols tal entrosamento. Pelo menos a dupla mostra aos poucos que tem futuro brilhante no Estádio Eduardo Guinle.

Madureira 2 x 1 Friburguense

Renan Marcos

........................................

Valdir Sergio Gomes

Edinho Cadão

Leandrão (Zacarias int) Wallace

Nil Flavinho

........................................

Rodrigo (Victor silva 13/2º) Roberto Júnior (Cássio)

Wagner Cassiano (Miguel 12/2º)

Bruno Carlos Alberto

Alex Oliveira (Obina 32/2º) Alex Faria

........................................

Eberson Hercules

Marcelo Ramos Léo Andrade (Vivinho 32/2º)

Técnico: Antônio Carlos Roy Técnico: Cleimar Rocha

Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca

Renda: R$ 6 mil Público: 400 pagantes

Cartões amarelos: Leandrão, Rodrigo, Victor Silva Alex Oliveira (Madureira), e Hércules (Friburguense)

Coordenação do Jogo dos Artistas

quer lotação máxima no Eduardo Guinle

A coordenação do Jogo dos Artistas está confiante na lotação máxima do Estádio Eduardo Guinle dia 7 de fevereiro, às 13h. Trata-se de uma partida beneficente, com a presença de atores globais, como Ailton Graça, Tiago Rodrigues, Rodrigo Hilbert, Henry Castelli e Thiago Lacerda. Eles enfrentarão um combinado de Nova Friburgo, inclusive com nomes conhecidos da cidade.

Os ingressos da arquibancada social serão vendidos nos postos Shell ao preço de R$ 20. Na arquibancada descoberta os ingressos serão distribuídos pelos patrocinadores do evento e a entrada se dará através da doação de um quilo de alimento não perecível.

O combinado friburguense será formado por diretores do Friburguense, ex-jogadores e alguns profissionais escolhidos pelo departamento de futebol do clube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade