Ponte em Rio Bonito coloca em perigo motoristas e pedestres

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Quem costuma passar com frequência pela estrada de acesso a localidade Recanto dos Bohrer, em Rio Bonito, distrito de Lumiar, se arrisca ao atravessar por uma ponte de madeira que está em estado precário. De acordo com moradores da região que denunciaram o perigo à redação de A VOZ DA SERRA, as bases de sustentação da ponte de eucalipto estão corroídas por cupim e a maioria das demais madeiras está comprometida.

Os moradores temem que se a ponte cair pelo menos 13 famílias ficarão isoladas no Recanto dos Bohrer que só tem acesso pela estrada, sem contar a possibilidade de um acidente no local, já que a ponte de madeira fica a três metros de altura do leito do córrego dos Bohrer, que em dias de chuvas fortes chega a ultrapassar a ponte. Os moradores denunciam ainda que a ponte de madeira não teve nenhuma manutenção nos últimos sete anos e que por ali costumam passar, além dos veículos dos moradores, caminhões e carros pesados também.

“Toda vez que temos que passar de carro por essa ponte é um grande susto. Os motoristas de carros baixos, então, são os que mais tem medo, pois, além de ser muito estreita, algumas madeiras estão soltas e quebradas. Para os pedestres há também riscos de acidentes devido aos muitos buracos na ponte”, revelou um moradora do Recanto dos Bohrer que evita até sair de casa com medo de ter que passar pela ponte de madeira.

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Friburgo informou que a administração regional de Rio Bonito irá enviar nos próximos dias uma equipe até o local para verificar o estado de conservação da ponte de madeira e providenciar os reparos necessários. “Precisamos que essa ponte tenha todas as suas madeiras substituídas urgentemente, caso não seja possível construir uma outra ponte de concreto no local permitindo assim a passagem de até dois veículos por vez”, completou outro morador do Recanto dos Bohrer.

Em Vargem Alta, Estrada João Heringer

está em péssimo estado

O perigo nas estradas da periferia do município não se restringe ao distrito de Lumiar. A estrada João Heringer, conhecida também como Estrada Velha do Amparo, principal acesso à localidade de Vargem Alta, distrito de São Pedro da Serra, também oferece riscos aos motoristas devido ao péssimo estado de conservação. Sem pavimentação, a via apresenta inúmeros buracos desde as últimas chuvas fortes do final de dezembro, o que prejudica o tráfego dos ônibus das linhas urbanas que ligam o centro de Nova Friburgo às localidades de Toledo, Colonial 61 e Vargem Alta e de caminhões que escoam por ali parte da produção de flores da região que é a maior produtora do estado.

Os moradores denunciam que diversas crateras têm colocado em risco motoristas e pedestres, principalmente à noite. Sem a manutenção da estrada, eles temem que se chover forte novamente os ônibus voltem a parar de circular pela via, como sempre acontece durante e após os períodos chuvosos. “Essa semana foi recuperado o trecho de acesso a um hotel numa via particular e a estrada principal mesmo não recebeu nenhuma melhoria”, denunciou uma moradora de Vargem Alta, ansiosa pela pavimentação da Estrada João Heringer, prevista pela Prefeitura. Ele destaca que na localidade de Colonial 61 uma cratera em meio a uma curva favorece acidentes, inclusive com os ônibus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade