Um festão no Country na noite de sexta-feira, 15, marcou os 35 anos da Unimed Nova Friburgo. Como já é tradicional nos eventos da cooperativa, os discursos foram poucos e curtos, pois a ordem era comemorar. E boa comida, boa bebida e boa música não faltaram para alegrar o ambiente. O anfitrião, José Manes, diretor presidente da cooperativa friburguense, festeiro de carteirinha, faz questão que seja assim e já recebia na porta autoridades e convidados desejando a todos que se divertissem bastante.
O secretário municipal de Saúde, Ostwald Dantas dos Santos, representando o prefeito Heródoto Bento de Mello, foi o primeiro a falar, destacando a trajetória de sucesso da cooperativa e o trabalho que vem realizando ao longo de seus 35 anos “com ética, profissionalismo e humanidade”.
Quem falou em seguida foi Euclides Malta Carpi, presidente da Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro e diretor financeiro das Unimeds do Brasil, que ressaltou o trabalho de todos os cooperados, colaboradores, clientes, enfim, “todos que acreditaram e acreditam no valor da marca Unimed”.
O presidente do Cremerj, Luiz Fernandes Soares, lembrou que a composição da mesa de trabalhos por si só representava a força da Unimed e aproveitou a ocasião para falar da luta travada pela entidade que preside pela valorização do médico e do ato médico. A presidente da Unicred do Brasil e do Rio de Janeiro, Denise Damian, citou um texto que leu há muitos anos, onde se afirmava que na vida não existem soluções, mas forças que temos de criar. Ela falou de seu prazer em conhecer o colega João Hélio Rocha, que há 35 anos ousou criar a cooperativa friburguense junto com um grupo de liderados. A médica citou um dado surpreendente: em nível nacional, 34% de todo o atendimento médico é feito pelo sistema Unimed.
O presidente da Unicred Central do Rio de Janeiro e da Unicred de Nova Friburgo, Ricardo Roberto Alves, rendeu homenagens aos fundadores da empresa, que hoje á uma das mais importantes da cidade. “A Unimed Nova Friburgo ocupa um lugar de destaque em nossa sociedade e vem atingindo um grau de respeito, reconhecimento e importância política cada vez maior em todo o sistema”, afirmou.
O presidente da Associação Médica de Nova Friburgo, doutor Carlos Alberto Pecci, optou por falar um pouco da história da cooperativa, que nasceu na sede da então Sociedade Médica. “Que o presidente Manes e sua diretoria a impulsione cada vez mais, proporcionando a seus segurados uma medicina cada vez mais avançada, dentro da ética e do espírito de bem servir à população”.
O presidente da Unimed Nova Friburgo, José Manes, optou por não repetir o que já tinha sido dito ou tentar resumir o que foi feito “nestes 35 anos, desde que o João Hélio teve a coragem de fundar a nossa Unimed”. Mas se deixou trair pela emoção ao falar de seu orgulho e o de seus colegas de diretoria por estar à frente da cooperativa nesta data tão significativa. E fez questão de citar, um a um, o nome dos colegas que o precederam na presidência da Unimed, a começar por João Hélio Rocha, o visionário, e também Thiers Marques Monteiro Filho, que até hoje luta pelos direitos dos médicos, Dagoberto José da Silva, Luiz Matos de Oliveira, em cuja gestão (1997) foi inaugurado o Hospital Unimed Nova Friburgo, e seu antecessor, Alzeir Campanat Antunes.
Em seguida foi exibido vídeo sobre a história e a evolução da Unimed, o público foi brindado com um show do grupo vocal Talum e a festa continuou até a madrugada.
Unimed Nova Friburgo hoje
37.373 mil usuários
317 médicos cooperados
420 funcionários
12 municípios
Deixe o seu comentário