Conselho de Turismo faz sua primeira assembleia este ano

terça-feira, 12 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - A primeira assembleia do ano do Conselho Municipal de Turismo (CMT), realizada na tarde da terça-feira, 5, na Casa da Cultura, contou com a presença do diretor de Operações da TurisRio, Sergio Mello, e poucos conselheiros e empresários do setor. Segundo o presidente do CMT, Peter Nagatsuka, vários deles justificaram a ausência por e-mail, em função do período de férias e compromissos agendados anteriormente.

Quem esteve presente pôde ouvir de Sergio Mello elogios a Nova Friburgo e boas perspectivas para o ano. O diretor de operações da TurisRio informou que o município está a poucos passos para tornar-se destino indutor, conforme anunciado ao final do ano passado, através do termo de cooperação assinado pelo secretário de Turismo, Sergio Madureira, e o Ministro do Turismo, Luiz Barreto.

 

Avaliação pela FGV

 Sergio Mello explicou que em breve uma equipe da Fundação Getúlio Vargas virá a Nova Friburgo para aplicar um questionário. O intuito é obter dados para uma avaliação crítica e metodológica sobre a efetivação do município como destino indutor. O diretor de operações sugeriu que os conselheiros se reúnam para conhecer os itens do questionário e analisar as respostas a serem fornecidas.

Segundo o diretor, o questionário pretende identificar: atrativos turísticos, atrativos naturais, promoção de eventos, ações de um plano de marketing, projetos regionais, aspectos ambientais, demanda turística, grau de cooperação entre os setores públicos e privados, capacidade de qualificação de mão de obra local, presença de empresas de grande porte, entre outros itens.

“O Projeto de Município Indutor criado pelo Ministério do Turismo chega após o Plano Nacional de Turismo (PNT) e o Processo de Regionalização. Precisamos trabalhar a legalidade dos empreendimentos, o que influenciará Nova Friburgo e outros municípios a serem reconhecidos como destinos indutores. No site do Ministério há sempre oportunidades de apresentação de projetos a serem contemplados com verbas. É importante que o município ou o próprio Conselho Municipal de Turismo, através do Fundo, esteja em dia com todas as certidões normalmente exigidas”, explicou Sergio Mello, acrescentando ainda que “outra opção também é viabilizar projetos e verbas através de Emendas Parlamentares”.

 

COPA 2014

 No encontro, também foi apresentado o Projeto Integração da Produção Associada ao Turismo, com foco na Copa de 2014. A ação do MT, com o apoio do Governo do Estado, através da TurisRio, e Sebrae/RJ, visa reconhecer e fortalecer atividades como o artesanato e todos os outros segmentos que atuam em torno do setor turístico, para captar chances de agregar valor.

E para que o projeto se desenvolva, o diretor de operações da TurisRio informou que os municípios de Nova Friburgo, Petrópolis, Paraty e Angra dos Reis deverão indicar nos próximos dias quatro representantes para auxiliarem na elaboração de um manual, nas seguintes áreas: cultura, agronegócio, serviço de receptivo e gestão pública.

Embora estivesse na pauta da reunião a formação de Câmaras Técnicas, sugerida anteriormente por Alda Maria Oliveira, representante do Conselho dos Dirigentes Rurais e Agricultura Familiar de Nova Friburgo, o assunto ficou pendente para a próxima assembleia em virtude do pequeno número de participantes.

Outro assunto destacado durante a reunião foi a realização da 3ª Maratona do Turismo no dia 19 de janeiro. Segundo o presidente, em exercício do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, José Leonardo Mattos da Silva, há verba do Sebrae para a realização do evento que foca a sensibilização ao potencial turístico da cidade. Embora a data agendada para a realização do evento esteja muito próxima, o presidente do CMT acha importante o apoio de todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade