(SECOM) - O projeto cultural Banda na Praça, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, terá a primeira apresentação do ano neste sábado, 9, com a banda sinfônica da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense. De acordo com o calendário de concertos, a cada segundo e quarto sábados do mês, no dia 23 será a vez da banda Euterpe Friburguense. Ambas as apresentações serão às 19h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
Pelo projeto a Prefeitura ainda contempla cada uma das bandas com R$ 60 mil anuais. Em contrapartida, além dos concertos, as instituições disponibilizam, cada uma, 30 vagas em suas escolas de música para alunos da rede pública de ensino.
Os concertos acontecem normalmente na Praça Dermeval Moreira, mas a Secretaria de Cultura está planejando tornar o projeto itinerante, com apoio da iniciativa privada, para promover apresentações em vários bairros e distritos de Nova Friburgo. No ano passado foram 24 espetáculos, com média de público de 250 pessoas por apresentação.
Dentro da política de valorização das instituições musicais friburguenses, a Prefeitura conseguiu atrair para o município em 2009 o projeto Banda Larga, da Secretaria de Estado de Cultura, do qual o município foi polo regional e que proporcionou, durante o mês de novembro, cursos de capacitação e atualização para maestros e músicos da cidade. Mais de 140 instrumentistas de sopro e percussão participaram da programação artística desenvolvida por grupos e bandas locais e de vários municípios das regiões centro norte e serrana.
Coordenador de Projetos Musicais da Secretaria de Cultura, Mário José Bastos Jorge lembra que Nova Friburgo foi um dos cinco polos contemplados por este projeto do governo do estado, uma vez que a cidade tem tradição em bandas de música e é referência nacional. “A Euterpe e a Campesina são as duas bandas mais antigas do estado em atividade; são mais de 140 anos de música”, comemora.
Deixe o seu comentário