Córrego Dantas: chuva abre cratera na RJ-130

terça-feira, 05 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Quem passou nos primeiros dias do ano e ainda passa pela RJ-130, Estrada Nova Friburgo-Teresópolis, na altura do km 5, em Córrego Dantas, encontra a rodovia em meia pista, devido a uma enorme cratera provocada pelas chuvas. De acordo com moradores e comerciantes locais, primeiramente, próximo ao Natal, surgiu um buraco, que foi logo reparado pelo DER. Porém, o problema ressurgiu e em maiores dimensões. A água corroeu a terra por baixo da pista e, ao baixar, deixou à vista uma cratera de cerca de sete metros de cumprimento e cinco metros de largura, sem contar a profundidade. Uma equipe do DER já atuava no local na manhã de ontem, 4 de janeiro.

De acordo com o hoteleiro Orlando José Geraldino, morador do bairro, o buraco surgiu pequeno e foi reparado pelo DER, mas, com as chuvas, reapareceu ainda maior. Felizmente não chegou a haver nenhuma situação de risco com relação à cratera aberta, mas o perigo é que ela se formou por baixo da pista, deixando em risco os motoristas que passam pelo local, inclusive carretas e ônibus.

O construtor Roberto Bachini, também morador do local, afirma que a cratera surgiu três dias após o conserto do buraco, criticando o serviço feito pelo DER, julgando-o superficial, fazendo com o que o problema voltasse ainda pior. Ele temia que um veículo mais pesado pudesse provocar o desabamento da pista. O DER sinalizou o local e interditou meia pista. Roberto acredita que agora o órgão deverá fazer o serviço completo.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Córrego Dantas, Maria José Lima, confirma a informação de que o primeiro buraco surgiu próximo ao Natal. Porém, elogia o DER pelo pronto-atendimento, mas não sabe informar que serviço foi feito, pois o buraco ressurgiu. No dia 30 ligou para o DER novamente, que trocou a sinalização precária, com galhos e mato, pela sinalização oficial, inclusive interditando meia pista. Maria diz que foi bem atendida e também crê que o DER faça o serviço completo desta vez, a fim de resolver de vez o problema.

TRABALHO PARA 15 DIAS – O engenheiro chefe da residência do DER em Nova Friburgo, Marcelo Brito, confirmou que uma equipe do departamento já trabalha na recuperação do bueiro em Córrego Dantas. Devido à cratera ser muito funda, torna-se necessário o emprego de máquinas grandes, que na manhã de ontem ainda estavam para chegar ao local.

Segundo Marcelo Brito, a primeira providência foi sinalizar o local e esperar passar a chuva. Com a ajuda das máquinas será preciso abrir ainda mais a cratera, pois as manilhas estão a oito metros de profundidade, a fim de verificar se podem ser aproveitadas ou não. Dependendo do que for encontrado, o serviço poderá durar até 15 dias, podendo haver necessidade de abrir toda a pista para os reparos. Os motoristas devem redobrar a atenção ao passar pelo local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade