Editorial - Ano que vem será melhor

terça-feira, 29 de dezembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A SEGURANÇA pública em Nova Friburgo caminhou em 2009 para soluções maduras e definitivas e, como um município de importância regional, procurou adotar um projeto que oferecesse mais proteção ao cidadão. Entretanto, chegamos ao fim do ano com grandes pendências estruturais que não foram resolvidas pelo governo Sérgio Cabral após mais um ano - o último - no exercício do seu mandato.

AS OBRAS de construção do Centro de Polícia Técnica Científica, englobando os prédios do Instituto Médico Legal e do Instituto de Criminalística, sem falar na Delegacia Legal e na Delegacia da Mulher, paralisadas ou suspensas, e correm o risco de continuarem assim em 2010. O município fecha o ano como um dos poucos no estado a não possuir estrutura de segurança pública compatível com o direito e as necessidades dos quase 200 mil cidadãos.

A POLÊMICA Casa de Custódia em Nova Friburgo foi motivo de muitas discussões paralelas este ano, sem que fosse apresentado qualquer projeto para a solução da crise penitenciária no município. Entre o sim e o não ao projeto, deterioram as condições de funcionamento da cadeia pública da Vila Amélia, que se transformou em regional, sem, contudo oferecer a mínima estrutura para isto.

SALVOU 2009 o empenho das polícias Militar e Civil no combate à criminalidade e na proteção do cidadão. Embora o contingente policial não seja suficiente para cobrir toda a sua área de atuação, em Friburgo e em outros municípios que compõem a região Centro-Norte, a Polícia Militar esteve presente nas ruas, principalmente em épocas de grande movimento, garantindo a segurança dos consumidores.

A SOCIEDADE civil também se movimentou pela segurança em 2009. Através do Conseg foram apresentadas reivindicações e sugestões que buscaram proteger mais o cidadão. Por seu lado, as autoridades de segurança pública continuaram o trabalho do Conselho Comunitário de Segurança, o CCS, que traça as políticas de segurança no município, em consonância com as determinações legais. São duas siglas que continuarão trabalhando em 2010.

O QUE SE pode esperar do próximo ano para a segurança em Nova Friburgo? No mínimo, que o governo estadual reforce o contingente policial no município e leve a cabo o complexo de segurança há muito tempo paralisado. A sociedade friburguense está apreensiva e ansiosa por mais proteção. Cabe ao Estado protegê-la, oferecendo as necessárias condições para se viver livremente e sem medo. É o que todos esperam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade