Na terça-feira, 22, uma operação conjunta entre os órgãos que compõem a Força-Tarefa de Ordem Urbana (Autran, Guarda Municipal e Departamento de Posturas) e as polícias Civil e Militar, resultou na apreensão de 24 motocicletas com documentação irregular. Durante a operação um homem foi preso por pilotar uma moto sem habilitação e embriagado e outras duas pessoas foram levadas para a delegacia com CDs e DVDs piratas. Na manhã de quarta, 23, a operação continuou, desta vez com agentes do Detran, que abordaram veículos novos e com IPVA atrasado. As blitzen se estenderão pelo feriado prolongado em diversos pontos da cidade.
A ação dos policiais e agentes dos departamentos envolvidos foi acompanhada de perto por autoridades. Na manhã de terça foram realizadas ações preventivas e de orientação a motoristas e pedestres no Centro. As ações foram coordenadas pelo secretário de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda, com toda a equipe dos setores que compõem a Força-Tarefa e aconteceram, além de na Alberto Braune, na Avenida Roberto Silveira e praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira. Para o coronel Hudson, a Operação Papai Noel é também uma grande oportunidade de supervisionar os trabalhos dos agentes da Autran, Guarda Municipal e da Posturas.
O uso de motocicletas por bandidos também motivou a operação. Segundo o coronel Hudson e o delegado titular da 151ª DP, José Pedro Costa da Silva, a presença nas ruas da polícia e dos agentes municipais inibe a prática de delitos. Preocupados com a ação dos assaltantes, as autoridades destinaram a parte da tarde para abordar somente motocicletas em quatro pontos da cidade: Avenida Euterpe Friburguense, Olaria, Prado e Centro.
A coordenação das blitzen ficou por conta do delegado José Pedro e contou com o apoio de policiais civis de diversas delegacias da Região Serrana. O objetivo foi flagrar motos em situação irregular e pilotos sem CNH. Ao todo foram apreendidas 24 motos. Em Duas Pedras, policiais civis observaram uma moto em zigue-zague, que entrava na contramão da RJ-130. Ao abordar o motociclista Rogério Souza de Jesus, os policiais constataram que ele estava embriagado e não tinha habilitação. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para a carceragem da Polinter, na Vila Amélia.
Na Avenida Euterpe Friburguense, Centro, também durante a blitz, dezenas de DVDs e CDs piratas foram apreendidos com um homem que estava numa moto. Ele admitiu ter adquirido a mercadoria na Rua Buenos Aires, no centro do Rio de Janeiro, e que pretendia vendê-los na cidade. O material, de procedência duvidosa, foi levado para a delegacia com os envolvidos, e ficou apreendido.
Detran e Força-Tarefa fiscalizam carros novos com IPVA atrasado
Na manhã desta quarta, 23, integrantes da Força-Tarefa de Ordem Urbana e policiais militares se uniram aos agentes do Detran para uma nova operação, desta vez visando a carros novos e com IPVA atrasado. Segundo o coronel Hudson de Aguiar Miranda, Nova Friburgo está entre as cidades com maior inadimplência deste imposto no estado do Rio.
O primeiro local de ação foi no Bairro Ypu, em frente ao trevo da fábrica. Pelo rádio, um agente do Detran conferia as placas dos veículos para saber se estavam irregulares, tendo contra o carro, por exemplo, mandados de busca e apreensão. Guardas municipais e agentes da Autran (para onde foram encaminhados os carros apreendidos) ajudaram na operação e policiais militares realizaram as abordagens aos veículos, conferindo a documentação dos carros e dos motoristas. A operação continua neste feriado prolongado, em pontos estratégicos do município.
As autoridades esclareceram que os proprietários dos veículos apreendidos, tanto na operação das motos quanto na dos carros, devem ir à sede do Detran para regularizar a documentação e depois à Autran, para retirar os veículos apreendidos.
Até o fechamento desta edição, 30 motos e 36 veículos haviam sido apreendidos. O Detran e a Força-Tarefa de Ordem Urbana comunicam que novas blitzen serão realizadas no feriado de Ano-Novo.
Motorista embriagado bate em muro e termina preso
Populares entraram em contato com a Polícia Militar na tarde de terça-feira, 22, e informaram que uma camionete Toyota Bandeirantes havia batido num muro e que o motorista aparentava estar embriagado. O carro, placa JMX-0224, atingiu um muro residencial na Rua Olinda Shangrilá, na Chácara do Paraíso. Submetido ao bafômetro foi verificado que o motorista estava embriagado e recebeu voz de prisão. Na manhã de quarta, 23, a esposa de Rogério pagou R$ 400 de fiança e ele foi posto em liberdade.
Motociclistas roubam ônibus da Faol
O motorista e o cobrador da Faol que fazem a linha do Jardim Marajói foram abordados por dois homens numa motocicleta no início da tarde de terça-feira, 22, quando pararam o coletivo no ponto final, na Rua Pedro Franco e, sob ameaça de uma arma de fogo, tiveram que entregar R$ 46 que estavam no caixa do coletivo. Os bandidos estavam usando capacete, dificultando a identificação dos assaltantes.
Deixe o seu comentário