(secom) - O espírito de Natal, de fato, chegou a Nova Friburgo neste final de semana. No último sábado 12, foram inauguradas a decoração e a iluminação especiais natalinas. As comemorações foram iniciadas com as apresentações de Folias de Reis, uma festa religiosa, de origem portuguesa, que geralmente dura 12 dias (entre 24 de dezembro e 6 de janeiro), este dia tradicionalmente dedicado aos Santos Reis Magos, desde o nascimento de Jesus Cristo.
A primeira apresentação da folia de reis do bairro do Catarcione inaugurou o presépio, instalado na praça Dermeval Barbosa Moreira – próximo ao Centro de Turismo – e, em seguida, a do bairro de São Cristóvão, está última que seguiu até a Prefeitura, acompanhada pelo secretário Geral de Governo, Braulio Rezende.
Mas as atrações da noite não ficaram somente aí. Ainda em frente ao prédio do Palácio Barão de Nova Friburgo, sede do Governo municipal, aconteceram apresentações do grupo vocal Tom sobre tom que, além de interpretar muitas músicas animadas, também mostrou seu repertório natalino. Em seguida, foi a vez do coral da Comunidade Evangélica Luterana de Nova Friburgo Jesus, alegria dos homens, sob a regência do maestro Paulo Roberto da Silva.
Natal é alegria!
Foi com esta afirmação que o prefeito de Nova Friburgo, engenheiro Heródoto Bento de Mello, inaugurou a decoração natalina no município. Em um breve pronunciamento, o prefeito disse que “o Natal é tempo de alegria, de perdão e de fantasia”, referindo-se aos soldadinhos de chumbo que estão ‘guardando’ o prédio do executivo municipal.
Perguntado sobre a decoração, o prefeito era só entusiasmo.
“A nossa equipe é formidável! Buscamos inovar. Queremos o melhor para a cidade e para a comunidade. Os bonecos alegram as crianças e para elas devemos fazer o melhor. É impressionante a quantidade de pessoas que param aqui e tiram fotos”, comentou o prefeito, ele mesmo muito requisitado por crianças e adultos para cliques diversos.
A fantasia que esta época do ano desperta nas pessoas foi confirmada pela senhora Lourdes Bastos, moradora de Conselheiro Paulino, que disse ter vindo até ao centro da cidade só para prestigiar este evento: “ Achei linda a decoração! Meu filho tem quatro anos, e quando passamos por aqui ele corre para tocar nas arvorezinhas instaladas e se diverte a valer”.
Parceria
Além da programação, neste fim de semana, a partir do sábado, 12, o Natal no Parque conta as tradicionais cantatas de Natal que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista, com apresentações musicais regulares pelos principais pontos da cidade.
Além disso, ambas as entidades do comércio local – CDL e SinComércio – e a Energisa, concessionária de energia elétrica do Município constituem a parceria com a Prefeitura que viabilizou a decoração e a iluminação especiais.
Caravana de Natal da Coca-Cola contagia friburguenses e turistas
A Caravana de Natal Coca-Cola - Compartilhe sua felicidade, que esteve pela primeira vez em Nova Friburgo, neste domingo, 13, foi mais um componente especial para contagiar friburguenses e turistas com a alegria e a magia dos festejos natalinos. Um evento sociocultural, que contou com uma tarde inteira de atividades na principal avenida – a Alberto Braune – do centro da cidade, culminou com um desfile pelo centro, distrito de Conselheiro Paulino, os bairros de Olaria, Cônego e Ponte da Saudade, além do distrito de Mury, com quatro caminhões iluminados e sonorizados e duas pickups, uma conduzindo o Papai Noel.
O prefeito Heródoto Bento de Mello, o secretário Geral de Governo, Bráulio Rezende Filho e demais secretários municipais aguardaram, no início da noite, a passagem dos caminhões em frente à Prefeitura, onde, durante todo o dia, aconteceram diversas atividades para crianças e adultos, entre as quais: teatro, oficinas de reciclagem, de desenho e de pintura, e ainda a tradicional foto com Papai Noel.
A vinda da Caravana de Natal da Coca-Cola a Nova Friburgo só foi possível, através da parceria inédita firmada entre o governo municipal e a empresa Rio de Janeiro Refresco, por intermédio da Mello & Madruga Soluções e Marketing, responsável pela produção do evento. A caravana conta ainda com o patrocínio do governo do estado e apoio da Volkswagem Ônibus e Caminhões, que todos os anos cede os veículos zero quilômetro para o evento.
Segundo Paulo Madruga, um dos sócios da empresa produtora da caravana e coordenador do projeto desde 2003, o evento vem sendo realizado há 11 anos, sendo que há quatro anos consecutivos no mesmo formato. “A ideia surgiu dos caminhões adesivados e iluminados da Coca-Cola que entregavam o produto no período de final de ano. Como nesta época os pedidos aumentam, seria ideal promover uma campanha à parte, para, inclusive, levar a todos, de uma maneira geral, conceitos importantes que a Coca-Cola faz questão de reforçar, como a preservação do meio ambiente. E assim surgiram os baús cenográficos, com som e leds, pequenas luzes que lembram estrelinhas brilhando”, explicou Madruga.
Paulo comentou ainda que no dia anterior, a caravana esteve em Cabo Frio, realizando as mesmas atividades socioculturais e no, próximo sábado, 19, estará em São Pedro da Aldeia: “a Caravana não para até 22 de dezembro”. E o friburguense Leandro Magalhães, gerente da Unidade Nova Friburgo da Coca-Cola, acompanhou todo o evento: “somando esforços conseguimos trazer a Caravana para Nova Friburgo, sede da unidade serrana. Este evento possui uma mágica especial e a receptividade do público é sempre muito grande. Nos remete à infância e nos emociona”.
Realização de sonhos
Diante dos caminhões baús cenográficos, à noite, o prefeito mostrou-se extremante feliz. “Eleva o nosso astral, o astral dos friburguenses. Muito bom poder mostrar às crianças essa maravilha e poder contagiar a todos com toda essa alegria. Desejo que Papai Noel realize todos os meus sonhos, pois tenho muitos, entre eles o do trem”, brincou entre vários convites para posar para fotos ao lado de crianças e adultos.
O secretário Bráulio estava emocionado: “Sabemos que muitas cidades desejavam a presença desta caravana e conseguimos, para a felicidade das crianças e nossa também. As crianças nunca viram algo parecido, a não ser pela televisão. Trabalhamos com otimismo e todas as secretarias envolvidas na realização deste evento estão de parabéns. É uma nova filosofia: queremos trazer para Nova Friburgo, novos atrativos. Este ano promovemos um carnaval diferente, comemoramos os cem anos do Tiro de Guerra, tudo em clima de positividade. O prefeito comentou comigo que tudo está do jeito que ele imaginou. Isso é pensar no futuro... nas crianças que são a nossa esperança”.
Oficinas
O movimento foi grande durante todo o dia nas tendas vermelhas montadas em frente à sede do Governo municipal, mesmo com períodos de chuva e vento frio, típicos do período natalino na Europa. Na Oficina de reciclagem, o público pode aprender a transformar garrafas PET em brinquedos e móveis, como puf, trabalho este sugerido por Paulo Madruga para trabalhar em comunidades carentes.
Na Oficina de desenho, as crianças aprenderam um pouco sobre proporcionalidade e profundidade e para incentivar e inspirar a criançada havia uma exposição com 20 desenhos sobre o tema Compartilhe a Magia do Natal, produzida por alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro que participam de um concurso, onde o público podia ajudar a eleger os cinco melhores trabalhos. Já a Oficina de pintura, para crianças entre 04 e 08 anos, oferecia ilustrações de Natal da Coca-Cola para colorir.
Maria Luiza Fróes, de 11 anos e moradora do Centro, que participou da Oficina de desenho, buscou sua inspiração no concurso e criou seu próprio slogan – “Isso é que eu chamo de energia” – frase que ela escreveu abaixo do desenho de uma garrafa de Coca-Cola, tendo ao fundo um céu cheio de pássaros. Maria Luiza deseja que a magia do Natal faça brotar nos corações de todas as pessoas o amor, a paz e que não haja no mundo discriminação e violência.
Compartilhe sua felicidade
O slogan da Coca-Cola Compartilhe a sua felicidade foi inspirador para as fotos com Papai Noel, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Numa das tendas, lá estava o bom velhinho posando ao lado de crianças e adultos. A ação tinha como objetivo, além, é claro, de compartilhar a felicidade, arrecadar alimentos não perecíveis.
Segundo Paulo Madruga, a arrecadação dos gêneros alimentícios – destinada pela organização do evento Casa Ronald Mcdonald, Sociedade Viva Cazuza e Grupo Amor e Movimento, no Rio – também terá uma parte dividida com o município que se encarregará de direcionar a instituições da cidade.
Teatro: Magia no Ar
Dentro das atrações socioculturais, o teatro foi o que mais chamou a atenção do público. A magia está no ar, texto de Danilo Marcks, foi apresentado seis vezes durante o dia e teve uma sessão de encerramento, antes da passagem dos caminhões da caravana. No elenco: Pedro Nercerssian, Henrique Taipas, Thiago Britto, Raiani Albuquerque e Camila Monteiro.
A peça infantil com linguagem didática, apresentada em uma tenda exclusiva, abordou conceitos como sustentabilidade, ecologia, reciclagem e respeito ao meio ambiente. A história fala de Kakito, um ajudante de Papai Noel que possui um dos dedos vermelho, capaz de dar vida e transformar coisas.
Com músicas e figurino divertidos, adultos e crianças aprendem a separar os lixos em vasilhames com cores diferentes: amarelo (metais); azul (papelão e papéis) e vermelho (plástico). O público, que teve a oportunidade de interagir com os atores, saiu da apresentação entendendo a importância da coleta seletiva para que o meio ambiente possa ser compartilhado por todos.
O autor do texto, Danilo Marck, formado em jornalismo e artes cênicas, embora não seja friburguense, morou na cidade durante cerca de dez anos e pode matar um pouco as saudades. “Fiz teatro no Núcleo de Arte. Na época, não podia imaginar que me tornaria ator e que o jornalismo me levaria a escrever textos teatrais. Já é a minha segunda peça infantil e tenho mais três textos para adultos”, comentou Marcks, feliz com a reação participativa do público.
Deixe o seu comentário