Presépio: uma tradição que encanta adultos e crianças

terça-feira, 15 de dezembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Em meio às novidades que a cada ano são lançadas para a decoração natalina, a tradição dos presépios continua encantando adultos e crianças. Ao lado da árvore e do Papai Noel, o presépio é uma das mais antigas formas de caracterização do Natal, uma representação artística do nascimento do menino Jesus. Na Catedral São João Batista a cena é reproduzida em detalhes que vêm atraindo a atenção dos friburguenses.

Inaugurado no último dia 28, o presépio da Catedral já é uma referência dos festejos de fim de ano na cidade. A cada ano o trabalho ganha ainda mais beleza e colorido pelas mãos de uma dedicada equipe. Quem for ao local pode conferir personagens da Sagrada Família dispostos em um espaço que busca reproduzir com fidelidade uma manjedoura. A figura do menino Jesus ainda não compõe o cenário, para que haja uma reflexão sobre o sentido de seu nascimento.

Outros destaques do presépio são o tapete de grama natural e as microlâmpadas que reproduzem o céu estrelado, tendo ao alto a estrela de Belém, que guiou os três reis magos. Completam a cena vários animais, além de muita serragem, cipó e folhagens, num trabalho que merece ser conferido.

Um costume que teve origem com São Francisco de Assis

Há relatos de que a tradição começou entre os séculos VII e VIII, mas sua origem remonta a São Francisco de Assis, que acabou ganhando a fama de inventor do presépio. O santo estava na cidadezinha de Greccio, na Itália central, no ano de 1223. Numa gruta próxima a um bosque, teve a inspiração de encenar, na noite de Natal, o momento do nascimento de Cristo. Pediu então ao amigo, o artesão Giovanni Vellita, que recriasse com detalhes a cena. “Quero ao menos uma vez festejar o nascimento do filho de Deus sobre a terra e ver, com meus próprios olhos, os apertos por que passou e como foi posto num presépio entre o boi e o burro”, disse o santo.

E assim foi. O artesão ergueu um altar simples na gruta e colocou as imagens do menino Jesus, de Maria e de José. Também foram levados um boi e um burro. Em procissão, os frades entraram no bosque cantando salmos e os camponeses carregavam tochas que iluminavam a noite. Foi realizada uma missa sobre a manjedoura, transformada em altar e São Francisco cantou o Evangelho, com a sua bela voz. Desde então, o costume se propagou e se tornou uma tradição em várias partes do mundo.

Este ano, a decoração oficial de Natal da cidade também privilegia a tradição de recriar o ambiente do nascimento de Jesus. O local escolhido foi a Praça Dermeval Barbosa Moreira, que ganhou esta semana um imponente presépio, com coloridas imagens e um fundo estrelado, emoldurado por microlâmpadas. A montagem promete ser uma das atrações da ornamentação natalina deste ano e já vem atraindo pessoas de todas as idades que passam pelo local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade