Numa parceria inédita, equipes da Força Tarefa de Ordem Urbana e da Polícia Militar realizaram uma operação conjunta na noite de quinta-feira, 3 de dezembro, para prevenir a prática de ações delituosas na área central da cidade. A operação Praça Livre reuniu cerca de 20 homens, da Polícia Militar, Guarda Municipal e Departamento de Posturas, com apoio da Polícia Civil.
O comboio se concentrou nas praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira, numa estratégia que aliou visibilidade e abordagens específicas, para reforçar o policiamento no centro da cidade e combater possíveis práticas delituosas de pequeno potencial ofensivo, como furtos e roubos, além de exploração da prostituição e tráfico de drogas. Viaturas da PM e da Guarda Municipal ficaram concentradas em dois pontos – altura da Praça Dermeval Barbosa Moreira e nas proximidades da Rodoviária Urbana.
Pela Força-Tarefa de Ordem Urbana, estiveram à frente da operação Praça Livre o diretor administrativo da Autran, Andre Luis dos Santos, o assessor Claudecir Ribeiro e o comandante da Guarda Municipal, Alexandre Pitaluga. Os policiais militares foram orientados pelo comandante do 11° BPM, tenente-coronel James de Barros. Segundo o coronel Claudecir Ribeiro, a operação Praça Livre será mantida, com novas ações integradas, para reforçar o policiamento no centro da cidade, atendendo a reivindicações da população.
Ações de reforço
O assessor da Força-Tarefa de Ordem Urbana explicou que a parceria inédita entre a Polícia Militar e a equipe comandada pelo coronel Hudson de Aguiar Miranda começou a ser articulada na conferência de segurança, realizada em julho deste ano. A partir de agora, as ações de reforço no policiamento terão total apoio da Ordem Urbana, em especial da Guarda Municipal.
“E as equipes da Guarda, do Departamento de Posturas e da Autran estarão sempre prontas para auxiliar a Polícia Militar. No caso específico da Praça Getúlio Vargas, trata-se de uma operação que exige total integração com o município e não poderíamos deixar de estar atuando, de forma ostensiva, para devolver à população um espaço tradicionalmente dedicado às famílias friburguenses”, afirmou o coronel Claudecir Ribeiro.
Deixe o seu comentário