O superintendente da concessionária Águas de Nova Friburgo, engenheiro Alexandre Bianchini, e o prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC), estarão lado a lado nesta terça-feira, 15, na solenidade simbólica de lançamento da pedra fundamental da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. O evento, no antigo prédio da Frimeta, na Avenida Conselheiro Julius Arp, em Olaria, terá a participação de outras autoridades e representantes da comunidade e de várias entidades da cidade.
A ETE de Olaria será a primeira das seis que a concessionária construirá em Nova Friburgo. A estação, segundo o cronograma, entrará em funcionamento em abril de 2010 e tratará 310 milhões de litros de esgoto/mês (30% do município), atendendo a 50 mil habitantes da região.
Segundo a concessionária Águas de Nova Friburgo, além da grande capacidade de tratamento de esgoto, a tecnologia utilizada na ETE de Olaria também impressiona. Pela primeira vez no estado do Rio será utilizado o sistema de biorreatores de Leito Móvel (MBBR - Moving Bed Biofilm Reactors), que permite maior eficiência na remoção de matéria orgânica no tratamento do esgoto, necessitando para isso de um espaço relativamente pequeno, sem ruídos e sem emissão de odores desagradáveis (se comparado a outras tecnologias). “Apesar desse modelo requerer maior custo de operação, o compromisso da empresa com a cidade é o mais importante nesta nova relação”, destacou o engenheiro Alexandre Bianchini.
Conforme termo aditivo no contrato de concessão dos serviços, em quatro anos Nova Friburgo terá 90% do esgoto tratado. A primeira fase prevê a cobertura de 30% até dezembro de 2010. Na segunda fase, em dezembro de 2011, 60% do esgoto produzidos no município já serão tratados.
Deixe o seu comentário