(SECOM) - A Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria municipal de Obras, iniciou nesta quarta-feira, 9, a recuperação do asfalto no trecho de seis quilômetros entre as localidades de Barracão dos Mendes e Salinas. Até sábado, cerca de 30 homens estarão trabalhando no local, com o auxílio de uma retro-escavadeira, um rolo compactador, um caminhão-pipa e uma máquina niveladora. Além de recapear a pista, os operários estão retirando toda a lama e mato que haviam tomado conta do acostamento.
O escoamento de mercadorias da região estava prejudicado pelas péssimas condições da pista. Muitos motoristas reclamavam de pneus estourados e rodas amassadas. O diretor do Departamento de Feiras Livres da Secretaria de Agricultura, Anair Schuenck, recebeu esta semana um documento da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Barracão dos Mendes solicitando reparos. O pedido foi encaminhado à Secretaria de Obras e prontamente atendido.
“Aqui está sendo feito um recapeamento provisório”, adiantou o secretário municipal de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa, aproveitando também para solicitar a colaboração dos moradores. “Algumas pessoas vêm depositando entulho e lixo nas margens da estrada, impedindo o escoamento da água. É preciso deixar a sarjeta livre, porque asfalto e água não combinam”, disse Helinho, que, com tal afirmação, justifica que o acumulo de água na pista, sem um sistema eficiente de drenagem, compromete o piso, fazendo surgir buracos e depressões.
O secretário explicou ainda que a vida útil do asfalto com uma boa base é de cinco a oito anos. “Este aqui tinha mais de 15 anos; já era só uma casca, pois passou do tempo sem qualquer manutenção”, acrescentou.
O grande fluxo de veículos, principalmente caminhões transportando produtos agrícolas, dificulta os trabalhos, uma vez que não é possível interromper o trânsito no local, conforme explicou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem da Secretaria de Obras, Rosimar Pernambuco. Ele disse ainda que a limpeza das margens da estrada é a parte mais difícil.
A Prefeitura já realizou trabalhos de recapeamento com saibro e bica corrida (pedra com cascalho) e drenagem em mais de mil quilômetros de estradas vicinais, mas o secretário reconhece que ainda há muito por fazer. “Nova Friburgo está cheia de buracos. A cidade cresceu demais e a Secretaria de Obras ficou para trás, sem qualquer estrutura de máquinas, caminhões e equipamentos que nos permitam atender às necessidades da população”, concluiu.
O secretário Hélio Corrêa assegurou que Nova Suíça, Prado (avenida Nossa Senhora do Amparo), Jardinlândia, Vale dos Pinheiros, Olaria, Catarcione e Mury, entre outras localidades que já tinham sido contempladas, voltarão a receber revestimento asfáltico para a manutenção de seus principais acessos.
Deixe o seu comentário