Atendendo à determinação do prefeito Antônio Carlos (PMDB), a Secretaria de Educação de Duas Barras, sob o comando de Ailton Táboas, em recente reunião no gabinete do chefe do Executivo apresentou e discutiu as bases do primeiro Plano de Cargos e Salários do Magistério bibarrense, que contou com a assessoria da titular do departamento da qualidade da educação, Albertina Wermelinger, e coordenação especial do professor Douglas Senra. Além do prefeito e do secretário de Educação participaram da reunião o vice-prefeito Marcos Serpa Alves, o Kinka (DEM); a primeira-dama e secretária de Governo, Sônia Amélia; o procurador jurídico da Prefeitura, Gustavo Silveira; o presidente da Câmara, Audelir Francisco, o Bilico (PMDB); o líder do governo na Câmara, Armando Rosemberto, o Bebeto (PSDB), e os vereadores Diego Ornellas (PMDB), Gelson Freitas (DEM) e Maria das Graças, a Gracinha do PV.
A conquista, considerada histórica para os professores que atuam na rede municipal de ensino e que há muito tempo vinham aguardando a definição de um plano de cargos e salários para a categoria, é resultado da política de valorização do magistério que vem sendo implementada pelo governo do prefeito Antônio Carlos, trabalho este que vem garantindo a reestruturação de toda a educação municipal, coordenada diretamente pelo secretário Ailton Táboas e a titular da chefia do departamento da qualidade da educação, professora Albertina Wermelinger, que tem contado com o total apoio e dedicação da equipe técnica da secretaria, do corpo técnico que atua na rede, diretores, professores e pessoal de apoio.
O trabalho de montagem e estruturação de todo o plano ficou a cargo do professor universitário Douglas Pereira Senra, que também vem assessorando o vizinho município de Carmo, tendo sido cedido para Duas Barras pela secretária de Educação e Cultura daquele município, Ercília Teixeira de Carvalho.
Prometido inúmeras vezes por governos anteriores que não conseguiram implementá-lo, o plano de cargos e salários definido para o magistério de Duas Barras é a realização de um antigo sonho da categoria, que só agora virou realidade pela vontade política e determinação do prefeito Antônio Carlos e o empenho pessoal do secretário Ailton Táboas. Falando a respeito, o prefeito enfatizou: “Este é mais um momento importante para a história de Duas Barras, em especial um momento histórico para o magistério municipal e aqueles que dão sua vida em favor da educação do município. A ideia da definição de um plano básico para o magistério foi de garantir ganhos reais para a categoria considerando a atual realidade financeira do município, que apesar do ano de crise, tem conseguido garantir pagamentos de seus servidores em dia e vem honrando com os compromissos assumidos junto aos fornecedores. Precisamos continuar trabalhando com seriedade, determinação e afinco no sentido de garantir para o futuro a definição de um plano para todas as categorias do município e continuar melhorando as condições salariais daqueles que atuam na educação de Duas Barras. Agora aguardamos que os vereadores apreciem e aprovem a matéria, que deverá entrar em vigor a partir de janeiro de 2010”, destacou.
O secretário Ailton Táboas adiantou: “Ao fim de mais um ano de trabalho na educação de Duas Barras, temos motivos de sobra para comemorar, não só pela conquista histórica do plano de cargos e salários, bem como pela confecção de plano municipal de educação que estamos finalizando, atendendo às novas orientações do governo federal, através do Ministério da Educação. Como Duas Barras saiu na frente atendendo a todas as solicitações do ministério, como a confecção do PAR e PDE, já estamos colhendo alguns frutos, como a conquista de verbas para as escolas Emecap e Liberalina, bem como vários computadores para montagem de laboratórios de informática nessas escolas. Tudo isso só foi possível pela vontade e determinação política do prefeito Antônio Carlos, o respaldo dos nossos vereadores e o trabalho sério que estamos realizando, contando com total apoio daqueles que fazem a educação de Duas Barras. Trabalho este que nem sempre a comunidade percebe, mas que está acontecendo e precisa ser informado a todos os bibarrenses. É a valorização salarial daqueles que atuam na educação de Duas Barras, pois são profissionais dedicados, que precisam da atenção especial do poder público”.
Segundo Taboas, o fim de ano será bastante corrido e repleto de atividades para que tudo aconteça dentro do planejado, garantindo o cumprimento de todas as metas e atividades previstas para 2009. Seu desejo é que a partir de 2010 a educação de Duas Barras inaugure uma nova fase em sua história, em sintonia com as orientações determinadas pelo Ministério da Educação.
Finalizadas as discussões em torno do plano, do qual participaram seis dos nove vereadores convidados pelo prefeito, caberá à Câmara Municipal submetê-lo à apreciação e aprovação, garantindo a conquista à classe do magistério, com a possibilidade de novos salários já a partir de janeiro de 2010.
Deixe o seu comentário