O bispo da Diocese de Nova Friburgo, dom Rafael Llano Cifuentes, que também é fundador e presidente do Instituto Pró-Família da CNBB, ministra neste sábado, 28, o curso de Planejamento Familiar, cujo tema central é Paternidade e maternidade responsáveis e o ensino dos métodos naturais de regulação da fertilidade para o planejamento familiar. O curso é destinado a pessoas casadas, não importando a idade e também aos noivos. Estarão auxiliando o bispo casais, médicos e enfermeiros que possuem conhecimento da matéria.
O curso é gratuito e será no Ginásio Santa Paula Frassinetti, do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), começa às 8h30, com santa missa, e termina às 17h. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 2528-7335 e 2528-2060 ou no local do curso.
Trata-se de um projeto extremamente útil, porque dentro das orientações da Igreja Católica serão elucidados pormenorizadamente e de forma acessível todos os métodos permitidos pelo magistério da Igreja. O Instituto Pró-Família, fundado em 1993, já transmitiu este mesmo curso para mais de 15 mil pessoas em várias dioceses do Brasil, todas as que fazem parte da província eclesiástica de Niterói, Campos, Petrópolis, além de todo o regional Leste 1 da CNBB.
Programa do curso
1- A importância do planejamento familiar no matrimônio
2- Sexualidade humana
3- Anatomia e fisiologia humanas
4- Definição das regras práticas dos métodos naturais de regulação da fertilidade para espaçar a gravidez ou engravidar
5- O uso dos métodos naturais de regulação da fertilidade na amamentação, na menopausa e após a interrupção do uso da pílula
6- Oficina interativa: montagem dos ciclos menstruais com aplicação de regras práticas dos métodos de regulação da fertilidade
7- Conjugação do uso dos três métodos naturais: método de ovulação billings/método do muco cervical; método da temperatura corporal basal e método da cristalização da saliva feminina.
8- Apresentação dos métodos da temperatura corporal basal e da cristalização da saliva e conjugação destes com o método de ovulação Billings.
Deixe o seu comentário