Nova Friburgo vira polo de capacitação de músicos

sexta-feira, 27 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Desde o último domingo, 22, cerca de 150 músicos e estudantes de música de Nova Friburgo e outros 13 municípios das regiões Serrana e Centro-Norte fluminense têm a boa oportunidade de atualizarem-se com as mais modernas técnicas em oficinas e palestras gratuitas ministradas por profissionais gabaritados do ramo. As aulas de flauta, clarinete, saxofone, trombone, trompete, bombardino, percussão, tuba, conjunto, regência e reparo e manutenção de instrumentos acontecem até hoje, 27, para os músicos inscritos nas sedes das bandas Euterpe e Campesina Friburguense, Universidade Candido Mendes e Casa da Cultura. Os cursos integram o projeto Banda Larga desenvolvido pela Secretaria Estadual de Cultura e a Associação de Bandas de Música do estado (Asbam-RJ) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo.

Hoje, além das oficinas, os professores, músicos, maestros e estudantes de música que participaram das diversas atividades do projeto farão uma apresentação especial, às 19h30 na sala de concertos da Casa da Cultura (antigo fórum da Praça Getúlio Vargas) e amanhã, 28, haverá um desfile de encerramento do Banda Larga, às 16h, com trajeto da Casa da Cultura ao anfiteatro da Praça das Colônias, onde acontecerá um concerto especial sob a regência do maestro Marcelo Jardim e entrega de certificados aos participantes.

Para o coordenador de projetos musicais da Secretaria Municipal de Cultura, Mário José Bastos Jorge, Nova Friburgo ganhou muito ao sediar uma das cinco etapas do Banda Larga que já levou conhecimento e atualização esse mês a músicos de Itaperuna e Cabo Frio e promoverá as mesmas oficinas a partir de domingo, 29, também em Barra do Piraí e Nilópolis. O projeto pretende também ensinar aos jovens músicos a leitura correta das partituras, técnicas de regência, uso correto dos instrumentos e boa postura ao tocar. Todos os participantes do projeto receberam apostilas, DVDs com conteúdo das aulas e camisetas do Banda Larga.

“É uma chance de ouro para os músicos não só de Nova Friburgo, mas de toda a região poderem ter contato com grandes profissionais da música e se atualizarem. Como tudo hoje em dia, a música também passa por transformações. Existem novas técnicas e quem não se recicla fica para trás”, observa Mário Jorge destacando a importância da oficina de reparo e manutenção de instrumentos que acontece até hoje na banda Euterpe Friburguense com a supervisão dos músicos José Vieira Filho e Leonel Lopes Faria.

“Pela falta de prática e o próprio aprendizado, muitos músicos aprendizes danificam alguns instrumentos e nem todos sabem consertá-los. Poder aprender a manutenção tem um grande significado”, destaca Mário, louvando o esforço e a colaboração da Secretaria Municipal de Cultura para a inclusão de Nova Friburgo como um dos polos do Banda Larga. A infraestrutura do município que possui duas bandas centenárias em plena atividade e ambas formando novos músicos e o único curso superior de música do interior, na Universidade Candido Mendes, foram itens primordiais que fizeram o estado e a Asbam-RJ escolherem o município serrano para sediar uma das etapas do projeto.

Uma semana de muito aprendizado

com quem é destaque no que faz

Os músicos e estudantes de música que participam do Banda Larga estão aprendendo até hoje técnicas de regência e prática de conjunto com Marcelo Jardim, Mônica Giardini e André Cardoso e capacitação instrumental (flauta e flautim, clarineta e clarone, trompete, saxofone, trombone, tuba, bombardino, percussão e bateria) com os músicos Laura Ronai e Eduardo Neves, Fernando Silveira e José Freitas, Paulo Mendonça (primeiro trompetista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e que reside em Nova Friburgo) e Luciene Mendonça, Marco Túlio e José Rua, Elizeu Cândido e Roberto Marques, Eduardo Guimarães e Carlos Vega e Anderson Xavier e Anderson Clayton, respectivamente. Já a oficina de manutenção e reparo são ministradas por José Vieira Filho e Leonel Lopes Faria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade