CARTA DA CHAPA 555

sexta-feira, 27 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

OAB PRERROGATIVAS E CIDADANIA

AOS ADVOGADOS E ADVOGADAS

Durante os últimos sessenta dias as cidades de Nova Friburgo, Bom Jardim, Carmo e Sumidouro testemunharam a extrema relevância da OAB na vida da comunidade. Numa das mais concorridas campanhas eleitorais da história da 9ª Subseção, somente comparável às eleições gerais, os advogados deram um exemplo à sociedade do que é o genuíno exercício da democracia, tudo transcorrendo no mais harmônico clima de civilidade.

A maioria dos advogados e advogadas decidiu pela permanência do atual presidente e de seu conselho. E para gozar da legitimidade suficiente para promover a união da classe, é extremamente recomendável que os eleitos estejam atentos aos anseios da terça parte da advocacia local que votou pela mudança. Afinal, uma OAB que se quer “nova”, não pode descuidar da sua presença ao lado do advogado, precisa de energia na defesa das prerrogativas e demanda atenção e cuidado com o advogado que ingressa na profissão. Por outro lado, constatamos, durante a campanha, manifestações da sociedade civil demonstrando que a comunidade se recente da ausência da OAB, que precisa estar presente junto às demais organizações para a defesa da cidadania, da liberdade e da democracia. Inegavelmente a valorização da advocacia depende de uma OAB forte, intimamente comprometida com o aperfeiçoamento profissional e com o livre exercício da profissão, sem os quais o advogado jamais fará valer sua dignidade. E a força da OAB virá da união de seus inscritos em torno de um projeto que contemple democraticamente as aspirações de todos.

Ontem, éramos adversários. Hoje, temos um só presidente, a quem confiamos nosso apoio e para quem continuaremos à disposição para trabalhar em prol da valorização da profissão cidadã.

Aos advogados e advogadas que votaram pela mudança, por uma maior participação feminina e dos jovens na condução da Ordem dos Advogados do Brasil, o nosso muito obrigado. Que todos nós tenhamos a força e a sabedoria para continuar trabalhando em união pela consecução dos nobres objetivos da Instituição que nos congrega, na certeza de que, nenhuma divergência será maior do que o nosso amor pela advocacia.

Rodrigo Guimarães

Daniella Lugon

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade