Pastoral DST/Aids precisa de voluntários

sexta-feira, 27 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Um belo trabalho faz a equipe da Pastoral DST/Aids da Diocese de Nova Friburgo, coordenado por Ana Carolina. Apesar de não ser muito valorizada, a Pastoral DST/Aids é muito importante, pois congrega uma gama muito grande de pessoas que necessitam de atenção e cuidados. Hoje são 125 famílias atendidas e 175 portadores de DSTs/Aids que recebem, além de cesta básica mensalmente e remédios necessários ao tratamento, apoio médico, psicológico, jurídico, social e, acima de tudo, amor e carinho.

O trabalho desta pastoral na Diocese ainda é tímido e precisa de muito apoio, principalmente das paróquias. No Vicariato Sede, apenas a Catedral São João Batista desenvolve esse trabalho e o monsenhor Antonio Stael de Souza (pároco) apoia totalmente; no Vicariato Norte, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Carmo, com o padre Jorge Getúlio, e no Vicariato Litoral, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rio das Ostras, com o padre Alexandre José de Albuquerque. As pessoas interessadas em acompanhar, voluntariar ou participar do projeto em Nova Friburgo devem procurar a sede da Pastoral no Edifício Executive Center, Praça Getúlio Vargas, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Os dois principais eventos dessa pastoral são a vigília do mês de maio e a comemoração do Dia Mundial de Combate à Aids, em 1° de dezembro, que este ano terá missa celebrada pelo padre Marcos Belizário (assessor espiritual do Leste 1), às 8h, na Catedral São João Batista, e depois segue uma série de atividades até as 14h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Toda quarta-feira, às 14h30, é realizado um momento de oração ecumênico, compartilha, reflexão do evangelho etc, justamente porque a Pastoral tem integrantes de outras religiões também.

A Pastoral da Aids é um serviço da Igreja Católica que promove vida saudável, incentiva o cuidado de si e dos outros, evangeliza, humaniza relações, supera preconceitos, discriminação e exclusão.

O endereço da Pastoral DST/Aids da CNBB é Rua Hoffmann, 499, Bairro Floresta, CEP 90220-170, Porto Alegre/RS, telefone (51) 3346-6405 e 3395-5145. O assessor nacional é o frei Luiz Carlos Lunardi e o secretário executivo o frei José Bernardi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade