Troféu Padre Genival Nunes Fernandes para os destaques de 2009

quinta-feira, 26 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Quem faz por Nova Friburgo merece prêmio e por conta disso muitos dos que se destacaram ao longo deste ano serão agraciados no próximo sábado, 28, em noite de gala a partir das 21h30 no salão social do Caledônia Montanha Clube, no bairro Cascatinha com o já tradicional troféu Destaques do Ano. A 14ª edição da festa será promovida pelo produtor de eventos Sérgio Arouca e dessa vez homenageará o padre Genival Nunes Fernandes, da paróquia de Nossa Senhora da Assunção, no Bela Vista, que emprestará seu nome aos troféus.

A festa em estilo ‘noite de gala’ contará ainda com o lançamento do mais novo CD do cantor e compositor de vários sucessos imortalizados nas vozes de astros da MPB, Altay Veloso, Terceira Geração, com músicas inéditas, e apresentação especial de dança do ventre com o grupo Shazade, da professora Monara Emmerick. Como nos anos anteriores, Sérgio Arouca homenageará aqueles que mais contribuem para o progresso e o engrandecimento de Nova Friburgo em seus ramos de atividade. Os destaques de 2009 foram escolhidos através de pesquisas de opinião realizadas no município.

O produtor espera repetir o êxito das edições anteriores da festa Destaques do Ano que já homenageou com centenas de troféus grandes destaques friburguenses como o ex-prefeito Feliciano Costa; o engenheiro Ariosto Bento de Mello; o produtor de TV Sergio Madureira; o empresário Francisco Faria (in memorian), da Stam Metalúrgica; o cantor e compositor friburguense Benito di Paula; o ex-diretor da extinta Concessionária de Águas e Esgotos (Caenf), Luiz Fernando dos Santos Gomes (in memorian); o juiz Mauro Nicolau Júnior; o engenheiro e atual prefeito Heródoto Bento de Mello; a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo; a Empresa Brasileira de Meio Ambiente; a empresa de transportes de cargas Friburgo Time Express; o empresário Elgimar Taveira Neves, além de Altay Veloso e a educadora Maria Regina Marques Schlupp que tiveram homenagem dupla.

Na opinião de Sérgio Arouca, além de empresários, artistas, autoridades civis e militares, jornalistas, advogados, arquitetos, engenheiros e políticos também são agraciados com os troféus Destaques do Ano, idealizados por ele, aqueles que muito fazem e nem sempre aparecem. Um exemplo disso será a entrega, dessa vez, de troféus Padre Genival Nunes Fernandes a funcionários e amigos do Hospital Municipal Raul Sertã, como o maqueiro Paulo Sérgio Freimann; a copeira Marlene da Silva e a faxineira Oracy da Silva Azevedo.

Os três também subirão ao palco da festa para serem agraciados junto com a chefe da unidade coronariana do hospital, Margareth de Souza; os diretores geral e médico, Renato Lima Rodrigues e Bruno Furtado Mendes Machado e ainda o secretário municipal de saúde, o obstetra, Ostwald Dantas dos Santos Filho. “Todos que receberão o troféu Destaques do Ano são pessoas de comprovada e reconhecida competência e verdadeiros amigos do povo friburguense”, atesta Sérgio Arouca.

Quem é o padre Genival Nunes Fernandes

O homenageado especial de Sérgio Arouca nesta edição da festa Destaques do Ano, o padre Genival Nunes Fernandes, além de religioso, é também o mais novo bacharel em Direito em Nova Friburgo. Ele concluiu o curso de advocacia no último semestre na Universidade Candido Mendes e é um ferrenho defensor dos mais necessitados e dos que precisam realmente de justiça. Natural da longínqua e pacata localidade de Riacho de São Bento, na periferia de Juazeirinho, na Paraíba, ele é o 16º filho de um total de 17. Veio ao mundo pelas mãos da própria avó, um tradicional parteira da região.

Muito cobrado pela mãe para cumprir à risca as tarefas escolares, Genival uniu a vocação para o estudo e dedicou-se com tamanho afinco. Prova disso é que aos 16 anos de idade assumiu a coordenação do extinto programa federal de alfabetização, Mobral e ao desempenhar a tarefa acabou enveredando-se pelos meios políticos. Ainda no nordeste brasileiro filiou-se ao antigo partido Movimento Democrático Brasileiro, o MDB, destacando-se na atividade. Mas, quando muitos já esperavam pelo lançamento de sua candidatura a algum cargo político, ele surpreendeu a todos ingressando no seminário.

“A vocação religiosa falou mais alto e eu percebi que poderia ajudar aos mais necessitados de uma forma ainda mais pujante que a política: através da evangelização. E nisso eu me encontrei e me realizo”, garante o padre que está no convívio da comunidade friburguense há 27 anos, sendo trazido por intermédio do então bispo diocesano Dom Clemente Isnard.

Dois anos depois de sua chegada a Nova Friburgo, Genival ordenou-se padre, tendo atuado também em paróquias vizinhas em Duas Barras e São Sebastião do Alto, onde mantém muitos amigos. Em Nova Friburgo, antes de assumir a paróquia de Nossa Senhora da Assunção, padre Genival foi o pároco da igreja de São Pedro e São Paulo, no bairro Duas Pedras. “A homenagem prestada agora por Sérgio Arouca me enche de orgulho e gratidão pelo reconhecimento por aquilo que já pude fazer por muitos fiéis e amigos de Nova Friburgo”, resume ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade