(SECOM ) - Nova Friburgo dá mais um passo em direção à profissionalização no setor cultural. O Programa de atualização para bandas de música do Estado do Rio de Janeiro – Banda Larga – começou neste domingo, 22 de novembro, Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e, portanto, Dia dos Músicos. A cerimônia de abertura foi realizada no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na praça do Suspiro.
Até o próximo sábado, 28, integrantes de bandas civis de música e alunos de bandas-escolas participarão em Nova Friburgo, um dos cinco polos do projeto, de oficinas com o objetivo de ampliar conhecimentos musicais. O evento é uma iniciativa do governo do estado do Rio, através da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Associação de Bandas de Música do Estado (Asbam) e Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Cerimônia de abertura
Numa tarde quente de primavera, 22 de novembro, em sua maioria jovens de Nova Friburgo, São Gonçalo, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Bom Jardim, Duas barras, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena e Trajano de Morais participaram da cerimônia de abertura do projeto Banda Larga, no Teatro Municipal da Praça do Suspiro.
Das 16 horas às 18h30 foi feito o credenciamento dos inscritos, que ganharam camiseta personalizada do projeto e, em seguida, foi feita a abertura com as presenças do coordenador geral do Banda Larga, Eduardo Wermelinger, do Secretário de Cultura do município, Roosevelt Serafim Concy, do coordenador do Banda Larga em Nova Friburgo e assessor da Secretaria de Cultura local, professor Mário José Bastos Jorge, do presidente da Asbam, maestro Jorge Paula, da coordenadora do Banda Larga pela Secretaria de Estado de Cultura, Marilda Samico, da assessora de imprensa do programa, Eulália Figueiredo, dos diretores da Casa da Cultura, David Massena, do Teatro Municipal, Henrique Cordeiro, e da Oficina Escola de Artes, Rose Borges, além dos presidentes das bandas Campesina e da Euterpe Friburguense, respectivamente Carlos Magno da Silva, e José Nilson da Silva, entre outros.
Antes de dar início ao concerto da Banda Sinfônica da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto, o coordenador do programa Eduardo Wemelinger convidou ao palco o secretário Roosevelt, que fez seu pronunciamento: “Não tenho dúvida de que Nova Friburgo foi escolhida como um dos municípios polo do programa por possuir duas bandas mais que centenárias reconhecidas nacionalmente. O estado reconhece que Nova Friburgo tem qualidades, equipamentos culturais e vontade política para que isso aconteça. Assim que o prefeito Heródoto Bento de Mello tomou conhecimento da proposta, não mediu esforços. No mundo de hoje não precisa só você achar que tem talento, tem que ter educação continuada. A sociedade do conhecimento é uma prova disso. Temos aqui um grande trompetista que saiu rapaz de Nova Friburgo e é destaque no cenário nacional, Paulo Roberto Mendonça”, destacou o secretário de cultura do município.
‘Nova Friburgo tem crédito em tradição cultural e musical’ Eduardo Wermelinger explicou que o Banda Larga deseja alargar os horizontes e ampliar a rede de conhecimento musical: “Nova Friburgo foi escolhida como uma cidade polo porque não há crédito melhor do que a sua tradição cultural e musical. Começamos o projeto no dia 8, em Itaperuna; hoje chegamos de Cabo Frio; na próxima semana estaremos em Barra do Piraí e Nilópolis. O Estado, através da secretária de Cultura, Adriana Rattes, tem essa preocupação de abranger todas as cidades e naipes de instrumentos. As oficinas são voltadas tanto para regência quanto para percussão”, explicou.
Euterpe Friburguense
A Banda da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, que participará da 5ª Maratona de Bandas (Civis e Militares) nos dias 12 e 13 de dezembro, na Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), demonstrou em seu concerto na abertura do Banda Larga que o tradicional pode ser muito moderno atentando ao que disse, um dia o mestre Villa-Lobos: “O conservatório brasileiro de música são as bandas do interior”.
Os músicos da banda apresentaram um repertório que deixou gostinho de bis. Entre as músicas selecionadas: sucessos de Chico Buarque e Djavan, peças tradicionais como o dobrado Saudade de minha terra, a Valsa Aída Pólo, que contou com a participação da solista, a professora Paula Rónai, que estará ministrando oficina de flauta e flautim, Choro dengoso, e ainda com o solista, o professor Marco Túlio, que ministrará oficina de saxofone, e, encerrando Piratas do Caribe.
O bis, que não poderia faltar, foi com o Choro dengoso, com a participação de Marco Túlio. E, em seguida, o professor Mário Bastos Jorge, o Marinho, que fazia aniversário no dia, recebeu um belo presente: o tradicional Parabéns pra você, interpretado pela banda mais que centenária, a Euterpe Friburguense, acompanhada pelo público presente.
Oficinas serão ministradas por renomados profissionais
As oficinas ocorrerão durante toda a semana nos seguintes espaços: campus da Universidade Candido Mendes (flauta, clarineta, saxofone, trompete e trombone), na Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense (manutenção e reparos de instrumentos e percussão), na Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense (bombardino e tuba, e ensaio da Banda Larga) e no Palácio da Cultura (regência).
Os profissionais renomados que ministarão as oficinas são: Marcelo Jardim (regência), Laura Rónai (flauta e flautim), Fernando Silveira (clarineta e clarone), Marco Túlio (saxofone), Paulo Mendonça (trompete), Eliseu Candido (trombone), Eduardo Guimarães (tuba e bombardino), Anderson Xavier (percussão e bateria) e José Vieira Filho (manutenção e reparo de instrumentos).
Cada participante receberá apostila referente à oficina que realizar e a banda ou banda-escola a qual pertença ganhará um kit completo com ‘Repertório de Ouro das Bandas de Música do Brasil’, material que contém CD, partituras e apostilas de cada uma das oficinas, desenvolvido pelo professor Celso Woltzenlogel – Edição Funarte de Partituras para Banda.
Programação aberta ao público24/11 - terça-feira
19h30m - Videoaula / Exibição do documentário: Uma Banda em nossas vidas
Presença da autora Maria Helena Vieira
Local: Sala Joaquim Naegele – Usina Cultural Energisa
25/11 – quarta-feira
19h30m - Concerto com a Banda Sinfônica da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense - Regência: Maestro Marcos Almeida
Local: Teatro Municipal de Nova Friburgo
26/11 – quinta- feira
19h30m - Palestra /Apresentação
Conhecendo a Banda Escola - Maestro Marcelo Jardim
20h30m - Apresentação do grupo Furando o Tímpano - Professor Rocyr Abbud
Local: Sala de Concertos do Palácio da Cultura
27/11 – sexta-feira
19h30m - Apresentação dos Professores e Alunos do projeto Banda Larga
Local: Sala de Concertos do Palácio da Cultura
28/11 – sábado
16h - Concentração/Desfile e Concerto de encerramento
Palácio da Cultura em direção ao Anfiteatro da Praça das Colônias
18h30m - Concerto de encerramento com a Banda Larga (composta por todos os participantes do projeto) - Regência: Marcelo Jardim
Entrega de Certificados
Deixe o seu comentário