Centro de Documentação D. João VI - 21-11-09

segunda-feira, 23 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Progresso

Um jornalzinho muito pequeno de quatro páginas somente. A data de 16 de novembro de 1887, exibida logo abaixo do título, justifica plenamente o seu estado, apesar de todos os cuidados a ele dedicados. Amarelado e despedaçado pelo tempo, não mais deixa a mostra os seus escritos com clareza. Na primeira página, um breve noticiário da cidade, a preocupação com as questões públicas, notas de falecimento e outros detalhes mais. Virando-se a página, o trecho de uma novela intitulada Antonina, cujo autor é ninguém menos do que Alexandre Dumas Filho. Evitei a leitura para não terminar a meio caminho. Notícias de Macuco, sobre a varíola e vacinas e algumas frases sob o título Badaladas fecham a segunda página. A terceira ilustra uma única e extensa matéria assinada pelo escritor e crítico literário, Camillo Castello Branco. Texto cujo tema reúne os nomes de dois imortais: José Maria de Almeida Teixeira de Queiroz e o seu filho; mais do que pródigo para alguns; tão grande ou melhor que o pai para outros; para mim, o melhor de todos, o senhor Eça de Queiroz. Conclusão: eu que sou leitor assíduo de jornais, A VOZ DA SERRA em primeiro lugar, para depois passar os olhos nos demais, fugi à rotina e me esqueci de todos. Fui ler O Progresso.

E de onde surgiu essa joia rara? Dessa vez, pelas mãos da querida Wanda Künzel Jaccoud, pessoa maravilhosa que nos remete a outro tão querido quanto. Mais do que isso, um parceiro de conversa, de idéias e cúmplice dos mesmos objetivos. Disse-me ele, várias vezes:

“Assim como eu, existem muitas pessoas que guardam em casa documentos importantes sobre a História da cidade. O receio quanto ao futuro do Pró-Memória as impede de doar seus acervos...”.

Pois bem, esse receio não mais existe. Sentimento que se dilui na presença do extraordinário trabalho e da indubitável competência demonstrada pela atual equipe do Pró-Memória, e que é FANTÁSTICA. E não posso deixar de mencionar aqui a lealdade com que os nossos parceiros se entregaram a essa missão. A VOZ DA SERRA, Energisa, SYB Projetos, Gigalink, Farmácia Esperança, Thurlerflex, Wermar, Gemini, Pedrinco e Eletroluz. O Pró-Memória agradece a participação de todos.

Assim sendo, na semana que passou, a Wanda chegou ao Pró-Memória trazendo nas mãos uma enorme caixa preta contendo parte do acervo que durante anos foi colecionado pelo saudoso amigo.

Eis então, mais um exemplo a ser seguido. Exemplo de compromisso e de amor por Nova Friburgo e por sua história. E haveremos de lembrar sempre que foi esse o compromisso que marcou a vida do nosso ilustre homenageado: Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud.

Obrigado, Wanda!

Nelson A. Bohrer (Guguti)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade