Hemocentro em campanha para doação de sangue

segunda-feira, 23 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O Hemocentro de Nova Friburgo, que funciona no Hospital Municipal Raul Sertã, está promovendo uma ampla campanha para a próxima semana, principalmente porque o dia 25 é a data mais significativa do ano para o setor, quando se registra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Durante toda a semana, os doadores serão recebidos com um lanche ainda mais reforçado do que o habitual, além de saírem do Hemocentro com as camisetas e canetas, que serão distribuídas como brindes específicos da campanha. O objetivo é captar o máximo de voluntários e recuperar o estoque de sangue, que é o ‘combustível’ primordial para todas as cirurgias executadas no hospital.

Nos meses de dezembro a fevereiro, geralmente, os hemocentros do Brasil tendem a sofrer baixa nos seus estoques de sangue. Um dos motivos é o aumento do número de acidentes de trânsito, em função do crescimento do tráfego de veículos nas estradas no período das férias. Outra razão para o afastamento dos doadores no final do ano é a grande quantidade de festas que acontecem nessa época. Muita gente deixa de doar sangue, acreditando erroneamente que pode ficar debilitada.

Cirurgias de emergências dependem de doações

O Ministério da Saúde esclarece que doar sangue não dói, é rápido, fácil, e, principalmente, não debilita e não prejudica a saúde. Em cada doação são retirados, apenas, 450 mililitros de sangue. “Uma pessoa adulta tem, em seu corpo, em torno de cinco litros de sangue. A quantidade retirada não afeta a saúde do doador e a recuperação é imediata após o ato”, informa a cartilha da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto.

Segundo a chefe do Hemocentro de Nova Friburgo, médica Rita Motroni de Almeida, o Hospital Raul Sertã atende a pacientes de 14 municípios e depende, sensivelmente, da boa vontade desses cidadãos para garantir a saúde do estoque de sangue daquela unidade hospitalar.

O objetivo desta campanha é atrair um número maior de doadores para que não falte sangue às diversas cirurgias de emergência feitas no hospital. Todos nós estamos passíveis de sofrer um acidente e depender da solidariedade para sobreviver, alerta Rita.

No Brasil, 1,8% da população doa sangue. De acordo com parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é necessário que 3% a 5% da população faça isso regularmente. Do total de material coletado, 49% vêm de doações espontâneas e o restante de reposição. Pelo perfil do doador, 46% deles são jovens entre 18 e 29 anos e mais de 35%, mulheres.

Condições para doar:- Idade entre 18 a 65 anos

- Peso mínimo: 50 quilos

- Prazo mínimo de repouso: 6 horas

- Não é preciso estar em jejum, basta não ter ingerido alimentos gordurosos.

- Não estar gripado ou com febre.

- É necessário estar portando a carteira de identidade ou carteira de trabalho.

- O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 14 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade