A peça mais importante, regida pelo pró-reitor de Coordenação e Expansão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé, não foi apresentada do palco. Veio da plateia, num coro de centenas de vozes, que cantaram o Parabéns Pra Você para aquela que já está consagrada e reconhecida pela população da Região Serrana: a Orquestra Candido Mendes. Aliás, segundo o prefeito Heródoto Bento de Mello, que também subiu ao palco para homenagear o maestro Francisco Fernandes Filho e os músicos, é a “Orquestra de Nova Friburgo” .
Eram pouco mais de sete da noite quando, sob a batuta do grande maestro e diretor da Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes, Francisco Fernandes Filho, teve início o Concerto de Segundo Aniversário, no Teatro Municipal de Nova Friburgo. A Orquestra Candido Mendes emocionou, surpreendeu e alegrou centenas de pessoas que, alheias à chuva, saíram de suas casas para acompanhar o espetáculo imperdível.
Exemplo de cidadania, de integração e de valorização às artes, a Orquestra Candido Mendes mostrou, mais uma vez, que seus músicos - ecléticos, de todas as idades e classes sociais - se transformaram, em dois anos, em profissionais de primeira linha, dedicados, inspirados e extremamente competentes na arte de levar a emoção a grandes platéias. E o grande idealizador da orquestra, o professor Alexandre Gazé, não conteve a emoção e subiu ao palco, para agradecer a todos pela realização de um sonho e ‘puxar’ o coro para o Parabéns Prá Você.
E, entre as vozes, o prefeito Heródoto Bento de Mello e os secretários de Cultura, Roosevelt Concy, e de Ordem Urbana, Hudson de Aguiar Miranda. Orgulhoso, o prefeito aplaudiu a orquestra, que passou a chamar de Orquestra de Nova Friburgo. Justo numa cidade que já se orgulha da vocação musical de mais de um século. Tal como a Universidade Candido Mendes, motivo de orgulho para gerações e gerações.
Concerto atrai autoridades municipais e consagra a Candido Mendes
O reconhecimento pelo trabalho realizado pela Universidade Candido Mendes em toda a Região Serrana, foi destacado. Personalidades lotaram o Teatro Municipal de Nova Friburgo para assistir ao Concerto de Segundo Aniversário da Orquestra Candido Mendes.
O prefeito Heródoto Bento de Mello, o secretário de Ordem Urbana, Hudson de Aguiar Miranda, e o secretário de Cultura, Roosevelt Concy, fizeram questão de frisar a importância cultural e social das atividades da Ucam Friburgo.
Ao final da apresentação, o prefeito conversou sobre a história de Nova Friburgo com a historiadora e professora da Ucam, Janaína Botelho, autora do livro O Cotidiano de Nova Friburgo no Final do Século XIX - Práticas e Representação Social. Janaína comentou com o prefeito que já iniciou as pesquisas para um novo trabalho, também envolvendo a história do município.
Deixe o seu comentário