Frizão garante apoio social através do esporte

sexta-feira, 20 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Frizão garante apoio social através do esporte
Frizão garante apoio social através do esporte

Ao invés da ociosidade, esporte. Os jovens de Nova Friburgo terão muito o que fazer nos períodos do dia em que não estiverem na escola, ocupando o espaço vago com uma prática saudável que poderá, além da ressocialização, descobrir novos talentos no futebol, atletismo, basquete, vôlei e demais modalidades esportivas. Pelo menos, é o que pretende o presidente do Friburguense Atlético Clube, Raul Marcos, com a criação do novo Centro de Treinamento do Friburguense em parceria com a instituição alemã Kinderdorf-Rio, que já fornece assistência social a crianças carentes e suas famílias há cerca de quatro décadas no município. A parceria em prol da cidadania através do esporte será lançada hoje, 20, no núcleo local da Kinderdorf, na localidade de Centenário, distrito de Campo do Coelho.

A expectativa de Raul é que o convênio possibilite em breve a até três mil crianças e adolescentes, dos 12 aos 17 anos, muito mais que o treinamento tático de uma escolinha de futebol aos jovens capitaneados nas comunidades carentes e periféricas de Nova Friburgo. Raul pretende capacitá-los em várias modalidades esportivas oferecendo ainda acompanhamento médico, psicológico, dentário, nutricional, alimentação e até reforço escolar, além do treinamento tático com instrutores, a exemplo do que já é desenvolvido com cerca de mil crianças e adolescentes dos núcleos de futebol de base do Frizão.

O Centro de Treinamento do Friburguense em parceria com a Kinderdorff será descentralizado e terá funcionamento nos estádios Eduardo Guinle (campo do Frizão) e Olávio Fonseca Coelho (campo do Serrano), ambos em Olaria, e também nas dependências da Kinderdorff, que mantém ginásios e creches em parceria com o município, onde poderá haver também alguns treinamentos e acompanhamento social das crianças e jovens.

“É um projeto bem amplo e de um alcance tamanho que poderá também ser abraçado futuramente por outras empresas e clubes de Nova Friburgo que possam oferecer suas instalações para a formação dessa gente. Nossa meta não é só descobrir novos e talentosos atletas, mas principalmente contribuir para uma formação mais cidadã dessa garotada. Esse deve ser o nosso papel”, destaca Raul, lembrando que qualquer empresa pode aderir a essa iniciativa colaborando com serviços. “Todo e qualquer tipo de ajuda será bem vinda, embora a Kinderdorff tente buscar outros apoios”, complementa o presidente e também professor de matemática e física em escolas públicas e particulares do município, preocupado com a ociosidade de muitos jovens, o que, na opinião dele, pode, inclusive, fazê-los debandar para atitudes ilícitas.

Crianças deverão procurar o Friburguense para se inscrever. Critério de seleção será o nível de carência

Com a assinatura do convênio de parceria entre o Frizão e a Kinderdorff-Rio, a garotada interessada já poderá se inscrever no estádio Eduardo Guinle e também na instituição alemã. O critério para a seleção das crianças e jovens beneficiados será a carência das famílias. Raul Marcos está confiante no êxito do projeto, ainda mais porque, além de todos os benefícios sociais, o destaque no esporte poderá contribuir também para a ascensão social das famílias das crianças e jovens beneficiadas pela iniciativa. O presidente do clube enumera ainda as vantagens que os integrantes terão com a reforma das instalações do estádio Eduardo Guinle, que conta ainda com novo gramado e a única pista oficial de atletismo com 400 metros.

A abertura das portas do Friburguense para a socialização de crianças e jovens não é, porém, uma novidade. Nos últimos três anos da gestão de Raul, o clube tem se aproximado da comunidade local ao sediar jogos escolares da rede municipal de ensino e atividades esportivas do Tiro de Guerra do Exército, Marinha e da Associação dos Corredores Friburguenses (Ascof). Raul orgulha-se também de já ter conseguido arrecadar cerca de 20 toneladas de alimentos em vários jogos do Frizão, beneficiando diversas entidades assistenciais locais.

Outro motivo de destaque do Friburguense é o fato do tricolor serrano ser o primeiro da região a formar um time oficial masculino de futebol de amputados com a supervisão do treinador Mário Melo, sem contar o apoio aos projetos sociais Solução e Dever de Casa e do Instituto de Educação e Cultura (Inec). Para Raul Marcos, todas essas conquistas tornaram-se possíveis graças a todas as dívidas trabalhistas e fiscais terem sido sanadas, o que já permite outro fato inédito: a prestação de contas on-line com acesso dos balancetes disponibilizado não só para os atuais 540 sócios, mas a toda a comunidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade