O diretor da Biblioteca Pública de Nova Friburgo, Álvaro Ottoni de Menezes, participou da 55ª Feira Internacional do Livro de Porto Alegre, onde proferiu palestra sobre o tema Ações de leitura em áreas de risco. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, presente ao evento, ficou entusiasmado com as palavras de Álvaro e a possibilidade de formar agentes multiplicadores da leitura nesses locais. “Literatura, hip-hop, teatro, dança, folclore, bate-papo, leitura de livros, exibição de DVDs, música, tudo isso é leitura”, repete Álvaro, explicando que a expressão “leitura” tem um significado muito mais abrangente que “o ato de ler palavras”.
A ideia de Álvaro Ottoni é desenvolver janelas de leitura nos bairros e distritos da cidade, contribuindo para levantar a autoestima e abrir os horizontes dos moradores. A ideia principal é tirar as crianças e jovens que vivem na periferia do caminho das drogas, do tráfico e do ócio, através da disseminação da leitura. As janelas de leitura serão implantadas em chalés de 80 metros quadrados, construídos especialmente para o projeto ou em espaços já existentes.
Já em sua 55ª edição, a Feira Internacional do Livro de Porto Alegre é a maior feira aberta da América Latina, tomando toda a praça da Alfândega e indo até os armazéns do cais, às margens do Rio Guaíba, onde se localiza o setor infanto-juvenil. Durante o evento, o secretário de Leitura recebeu consultoria da coordenadora da feira, Sônia Zanchetta, para a criação da I Feira Literária de Nova Friburgo, prevista para acontecer em setembro de 2010, em conjunto com a I Jornarda de Leitura.
Com duração de uma semana, os dois eventos serão dirigidos a professores de Nova Friburgo e de oito municípios da região. O exemplo de Porto Alegre é valioso por se tratar de uma feira democrática, inteiramente gratuita e que envolve diversos espaços. Empolgado, Álvaro Ottoni pretende instalar diversos estandes nas praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, promovendo palestras, seminários, mesas-redondas e debates num corredor que iria da Usina Cultural ao Teatro Municipal, passando pela Academia Friburguense de Letras, Oficina-Escola de Artes, Centro de Arte, Casa da Cultura, Biblioteca Municipal e Teatro Sânia Cosmelli. No Teatro Municipal serão realizadas as palestras maiores e mais concorridas, com expoentes da literatura nacional, como Leonardo Boff e Zuenir Ventura.
Deixe o seu comentário