A iluminação pública em Nova Friburgo começa a melhorar. Tudo por conta do trabalho do secretário de Serviços Públicos, José Rezende. Ele, que assumiu o posto no fim de outubro encarou logo as melhorias nos cemitérios por conta do transcurso do Dia de Finados. Porém, observou que a iluminação da cidade deixava a desejar e se pôs a trabalhar pela melhoria. Como o setor de iluminação é de responsabilidade da Secretaria de Obras, ele tem se entrosado com o secretário Hélio Gonçalves (Helinho) para tal empreitada.
A melhoria está começando pelos chamados superpostes. Como já ocorreu no Bairro Ypu. Na Praça do Suspiro a melhoria da iluminação também já é observada. Na Avenida Alberto Braune, a principal artéria da cidade, a iluminação baixa, em pequenos postes, foi toda melhorada. Além das lâmpadas, os postes foram todos pintados. O mesmo trabalho foi feito na Praça Dermeval Barbosa Moreira e está sendo realizado na Praça Getúlio Vargas.
O secretário de Serviços Públicos também está se entrosando com a Energisa para que sejam religadas as lâmpadas desligadas por ocasião do chamado apagão, em 2001. E foi por mero acaso. José Rezende estava na Avenida Galdino do Valle Filho e reparou que essa artéria, juntamente com a Avenida Comte Bittencourt, que ladeiam o rio Bengalas, estava escura. E isto o incomodou muito. Observando ao redor, percebeu poucas lâmpadas funcionando. Em contato com o gerente da Energisa, Amaury Damiance, ficou sabendo do que se tratava: na época do apagão as lâmpadas foram desatarraxadas e não mais foram atarraxadas.
Esse absurdo resultou na união de duas equipes, uma da Secretaria de Serviços Públicos e outra da Energisa, para recuperar essas lâmpadas e toda a iluminação. “Nunca ninguém fez isso de 2001 para cá. Faz praticamente nove anos que ninguém prestou atenção que o apagão continua atrapalhando a iluminação da cidade até hoje”, comenta abismado José Rezende. Outras podem estar realmente queimadas, porém todas estão sendo recuperadas.
O secretário quer tudo para já, nada de deixar para o ano que vem. “Não abro mão de que no Natal esteja tudo pronto”, afirma. E por falar no Natal, José Rezende diz que os friburguenses terão novidades, mas preferiu não adiantar do que se trata. Nem mesmo sobre a já tradicional árvore de Natal do Paissandu ele quis fazer comentários. “Suspense”, disse, entre risos. Comentou que este ano a iluminação natalina sairá do trivial, no entanto, dentro do orçamento municipal.
Deixe o seu comentário