EM TOM de comemoração, a Orquestra Candido Mendes se apresenta neste final de semana marcando o seu segundo aniversário de fundação, com dezenas de apresentações de sucesso no curto currículo. Nascida pelo idealismo do professor Alexandre Gazé, a orquestra é parte integrante da cultura musical do município e se apresenta com sucesso nas muitas cidades por onde toca.
FIGURA ímpar na educação friburguense, materializando o sonho de milhares que ansiaram atingir o ensino de nível superior, até então bastante restrito na região, o professor Gazé também foi pioneiro na criação do curso superior de graduação em Música, único no estado e que funciona no campus Nova Friburgo. Seu espírito irrequieto e idealizador, portanto é responsável por realizações de grande significado na vida cultural do município.
A FESTA para a orquestra, cuja data de aniversário é no próximo dia 22, Dia do Músico e também de Santa Cecília, padroeira da classe, é também dos músicos friburguenses, uma das mais atuantes vertentes artísticas da cidade. Presentes há anos no calendário cultural da cidade, as nossas bandas centenárias Euterpe e Campesina representam com todas as honras a vocação musical da cidade.
A CULTURA, é sempre bom lembrar, tem um papel preponderante no turismo friburguense e é responsável pela vinda de milhares de visitantes trazidos pela arte dos festivais, a magia da dança, o encanto das músicas. Caminha lado a lado com o desenvolvimento, sendo, portanto, uma expressão da capacidade do nosso povo. É uma tradição viva, revivida a cada manifestação. Como a música.
OS VALORES da produção cultural nacional, de muitos bilhões de reais, mostram que Nova Friburgo tem a sua cota e que a atividade tem um peso no crescimento do município. Com a conclusão do Plano Nacional de Cultura e com a consolidação do plano municipal os projetos traçados tornarão o setor mais um fator de crescimento, fortalecendo as diversas linhas de ação que existem na cidade. E mais ainda, cria a consciência que reforça tradições e valores históricos da desejada ‘cultura friburguense’.
NUMA sociedade cada vez mais informada, sintonizada com a comunicação global, cabe à cultura liderar o processo de cidadania que, sabidamente, é a única área a garantir uma qualidade de vida melhor para as gerações futuras. O esforço de seus realizadores se materializa com a possibilidade de incluir Nova Friburgo em projetos do governo federal.
Deixe o seu comentário