Sérgio Bernardo faz roda poética para celebrar Zumbi dos Palmares

segunda-feira, 16 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Sesc (Avenida Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras) celebra o Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra (dia 20), com a roda poética Consciente Poesia Negra, no dia 25, às 19h. A orientação será do poeta Sérgio Bernardo.

A partir dos poetas negros do século 19, Luiz Gama e o simbolista Cruz e Souza, passando por Lino Guedes e Solano Trindade, primeiros do século 20 a desenvolver uma poética de fato consciente, no sentido de exaltação da cultura afro-brasileira e da questão do negro na vida social e política do Brasil, se chegará a poetas como Silveira Oliveira, Paulo Colina, Abdias do Nascimento e Oswaldo de Camargo, entre outros.

Ampliando o cenário será dada uma panorâmica na poesia de dois países da África lusófona, pela voz de poetas como Aguinaldo Fonseca e João Rodrigues, de Cabo Verde, e Manuel Guedes Lima e Ana Santana, de Angola.

O evento será aberto ao público gratuitamente. A classificação é de 12 anos. Mais informações na secretaria do Sesc ou pelo telefone 2543-5000.

Sérgio Bernardo

Carioca, Sérgio Bernardo vive em Nova Friburgo desde a infância. Escritor e poeta, faz parte de academias de letras e associações culturais. Tem premiações em concursos de vários estados do Brasil, em Portugal e na Argentina, destacando-se o Helena Kolody de Poesia, o Paulo Leminski de Contos, o Off Flip de Poesia 2006, o Femup 2008 e o Felipe d’Oliveira.

Tem textos em dezenas de antologias (a mais recente foi a Meninos, editada em Belo Horizonte, 2009), bem como em jornais, revistas e sites do país e do exterior, além de um poema no documentário Um bonde chamado Santa Teresa, dirigido por Jorge Ferreira.

Manteve por seis anos em A VOZ DA SERRA a coluna literária Letra Livre. Edita o veículo alternativo de cultura e arte Expresso 2222 (versão impressa e blog). Lançou em 2005 o livro Caverna dos Signos, com poesia e prosa, a convite da Secretaria de Cultura de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade