Doutores em História palestram hoje no Ceje

sexta-feira, 13 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick (Ceje), sob a coordenação pedagógica da professora Lucimery Guzzo, apresenta desde a quarta-feira, 11, uma série de palestras, debates e exibições de curtas-metragens sobre o tema 120 anos de República. RESpublica? Que RESpublica é essa?. O projeto, desenvolvido pelo professor Annibal Botto de Mello Filho, parte de premissa ‘canibal’ sugerida pelo Manifesto Antropofágico escrito por Oswald de Andrade, que desenvolve uma proposta de realidade social pautada na insistência radical do caráter indígena de nossas raízes, o humor como força crítica e traço distintivo do caráter luso-afro-tupiniquim, e a criação de uma utopia brasileira centrada em uma sociedade matriarcal, anárquica e sem repressões. Ou seja, um bocado diferente do que anda sobre os nossos tutanos.

Desta feita, nos dois últimos dias os alunos participaram de palestras diversas, com os seguintes temas: As idéias Iluministas e a República no Brasil, ministrada pelo professor Carlos Wilson Azevedo Mendonça; O Positivismo na Literatura Brasileira, com o professor doutor Aristides Teixeira de Almeida; Alguns aspectos não republicanos da República no Brasil, com o professor Annibal Botto de Mello Filho, e A Antropofagia como o olhar brasileiro sobre o Brasil, com o professor Jerusalém Marins Almeida.

Nesta sexta-feira, 13, no auditório, a partir das 10h15, o professor doutor João Raimundo de Araújo ministrará a palestra A República e as Liberdades no Brasil: A Ditadura no Estado Novo (1937-1945). Às 11h será a vez do professor doutor Ricardo Costa proferir a palestra A República e as Liberdades no Brasil: O Golpe Militar de 1964.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade