Serviços Públicos promete revitalização visual da cidade

segunda-feira, 02 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Serviços Públicos promete revitalização visual da cidade
Serviços Públicos promete revitalização visual da cidade

A proposta do prefeito Heródoto Bento de Mello é transformar Nova Friburgo numa cidade-parque. E para cumprir este desafio foi escolhido o empresário José Antonio Rezende (foto) , tido como um verdadeiro Midas, para tomar a frente da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e tocar ambiciosos projetos de revitalização urbana do município. Não que José Rezende esteja trabalhando sozinho. E nem é seu perfil. Mas, bem-sucedido na vida privada e reconhecido como um bom gestor, José Rezende colocará em prática outra aptidão pessoal para cumprir as metas traçadas pelo governo municipal: o detalhismo.

Exercendo o cargo há dois meses, embora já tenha dado seus pitacos anteriormente, o novo secretário de Serviços Públicos relata algumas iniciativas já desenvolvidas e outras tantas que serão implementadas para melhorar o aspecto visual de Nova Friburgo. Esta revolução passa pela reforma de praças e vias públicas e ainda uma atenção especial à iluminação pública que, além de melhorar o aspecto estético, é visto também como uma forma de atender também às necessidades de segurança da população.

A limpeza da cidade que já é elogiada ganhará novo impulso, segundo José Rezende. Em breve, o governo municipal pretende colocar em prática um novo sistema de capina das ruas, seguindo os moldes de algumas cidades consideradas modelos neste quesito. Isto permitirá que a Secretaria de Serviços Públicos possa dar maior ênfase à varrição das vias públicas, deslocando os funcionários braçais para a nova função. Este ano ainda, Nova Friburgo começará a ganhar também uma nova padronização dos postes nas suas principais esquinas, no sentido de elevar o nível estético e oferecendo mais informação para a população e também para os turistas.

A recuperação dos jardins da cidade também já começou e, segundo José Rezende, ganhará um novo impulso com a recuperação das praças e a implementação de novos projetos de revitalização de ruas, bairros e distritos. Já é possível notar no eixo norte-sul da cidade algumas melhorias paisagísticas, como o rodo na RJ-116, entrada da estrada de Lumiar, em Mury, descendo pela Ponte da Saudade, passando pela Alberto Braune e indo em direção à Avenida Hans Gaiser. É só o começo. Entre Debossan e o centro da cidade haverá um grande plantio de hortênsias, planta que outrora apelidou a cidade.

Nas próximas semanas, a própria Alberto Braune e as Avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle Filho vão ganhar novas ações urbanísticas e paisagísticas do governo municipal, inclusive, com a instalação de novos jardins e jardineiras e melhoria da iluminação. O governo também já está reformando os pontos de ônibus. As papeleiras também terão novo design e cor, entre outras iniciativas. As praças Getúlio Vargas, Suspiro, Cascatinha, Cônego, entre outras, também entrarão numa fase de revitalização, com a transformação dos canteiros e a instalação de novos equipamentos públicos, de forma a atrair os friburguenses e turistas.

“É um trabalho idealizado pelo prefeito Heródoto que pretende resgatar a imagem de Nova Friburgo. Há de se reconhecer que não há como fazer tudo de uma vez só, mas os projetos urbanos e paisagísticos estão sendo tocados e vão avançar muito daqui para frente. Estou convicto que a população já está reparando nisso e terá orgulho de ter uma cidade melhor”, disse o entusiasmado secretário de Serviços Públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade